Agências digitais: uma revolução na forma de trabalho
Por Michel Oliveira | 09/08/2012 | TecnologiaAgências digitais estão se tornando comuns no mercado. Uma agência digital não é simplesmente uma loja on line, é muito mais do que isso, por que não se restringe nem se limita a denominações e conceitos pré-formados. Por ser online pode-se acreditar e fazer associações à informalidade, mas a realidade é bastante diferente.
A forma como se faz comunicação mudou bastante. O Brasil é um dos países que mais se relaciona pela internet. Dados informais revelam que o alcance em número de internautas ultrapassam os 40 milhões. Uma pesquisa realizada em 2007 revelou que os investimentos em internet atingiram a marca dos 22 bilhões de dólares na época. Dados já em muito ultrapassados.
Uma agência digital trabalha com marketing, propaganda e promoção. A informação é a base de seus serviços, assim como uma avançada tecnologia. Por conter tamanha variedade de serviços, uma agência digital conta com profissionais de diversas áreas: publicidade e propaganda, jornalismo, designer, engenheiro da computação, e outros tantos envolvidos na área de tecnologia e demais áreas, dependendo do foco que as diversas agências digitais adotam.
Algumas agências digitais filiam-se a associações estaduais e nacionais. A ideia é fazer parte de um sindicato que normalizará serviços, o desenvolvimento, os profissionais e também regulamentará a comunicação digital. O objetivo é trazer benefícios a todos os associados, que contam com registro de suas empresas. Muitas associações não cobram pela adesão de seus associados.
Todo o trabalho que envolve uma agência digital se dá através da internet. Muitos sites contam com um escritório, no qual são debatidos e defendidos os rumos da agência, como uma empresa comum. Os profissionais das mais diversas áreas terão o local de trabalho como teriam em uma agência comum.
O que muda é a ausência e a obrigatoriedade de um espaço físico que seja voltado para a clientela. No caso de agências digitais, a procura pela localidade fica em segundo plano, ou apenas atendendo aos anseios dos próprios proprietários das agências. A preocupação principal é estar online. De todo modo, uma agência digital trata-se de uma proposta interessante e em muitos casos, principalmente os que apresentam novidades no mercado, têm dado certo.