Adubo do conhecimente

Por Thais Lima Pereira Albernaz | 15/11/2016 | Geografia

THAIS L. P. ALBERNAZ

  1. Introdução

O presente projeto tem como objetivo promover um debate sobre as questões ambientais dentro da sala de aula, estimulando uma a educação sustentável através produção de adubo orgânico.

Temas referente ás questões ambientais vem ganhando cada dia mais destaque na mídia, debates referente a essa problemática devem ser de responsabilidade do educador dentro da sala de aula.

À medida que o professor envolve sua disciplina com as questões sócias relacionadas à vida dos alunos, despertando o interesse do mesmo. Quando o trabalho pedagógico é feito de maneira integradora, abrangendo todas as áreas de conhecimento, elevando o grau de aprendizagem dos alunos.

  1. Objetivos

A escolha do conteúdo programático é importante levar em consideração o dia-dia dos educando, este projeto preocupou-se com a acessibilidade do material utilizado pelos educados, a escolha dos matérias a ser trabalhado é importante pois fará a diferença entre um mero trabalho e a mudança dos hábitos dos alunos.

A seguir veremos como desenvolver uma atividade extracurricular que promova a sustentabilidade e ações de manejo dos recursos naturais, os seus benefícios e de que maneira estes poderão ser desenvolvidos pelos alunos dentro de suas comunidades.

  1. ADUBO DO CONHECIMENTO

Infelizmente vivemos em um mundo onde quase todas as coisas são descartáveis, garrafas pets, lata e dentro deste contexto a relação de como a natureza e com o próximo também vem sendo descartada, assim sustentabilidade implica em cuidar do seu próprio bem estar, e do bem estar do outro, construindo assim um ambiente de relacionamentos e trocas afetivas.

Segundo DIAS (1994), ..."a maior parte dos problemas ambientais tem suas raízes na miséria, que por sua vez é gerada por políticas e problemas econômicos concentradores de riqueza e responsáveis pelo desemprego e degradação ambiental”

Não cabe a escola o mero papel informativo a cerca da problemática. Se quisermos que os educados passem a ter hábitos sustentáveis, a escola tem que adotar uma postura de praticante deste mesmo pensamento, uma educação responsável.

Hoje o mundo tem vivido uma insustentabilidade ambiental e sócia, porem a educação tem um poder revitalizado de pensamento, ela é capaz de reciclar pensamentos preconceituoso e individualizado em um pensamento afetivo e de compromisso como o próximo.

Desta forma nosso projeto implica na construção de uma caixa de compostagem por alunos do ensino fundamental em um período de tempo de três mês. Trabalharemos com a exibição do documentário http://www.youtube.com/watch?v=IusbY0uZRb8&feature=share, posteriormente, abordaremos a importância da sustentabilidade ambiental abordando o antagonismo entre a revolução verde e a agricultura orgânica. Após a abordagem do tema os alunos confeccionarão uma caixa de compostagem, como o objetivo de inserir a sustentabilidade no dia-dia dos educados.

Compreendemos que a abordagem da temática referente à sustentabilidade implica em plantar na mente do educando o um papel social, fazê-lo perceber que ele faz parte de um sistema digestor assim como na caixa de compostagem, onde o produto final deste processo e a riqueza que o aluno ajudou a construir

Referências

Araújo, Paulo. Norte para a aprendizagem. Revista nova escola 2008, pág. 32.

http://www.youtube.com/watch?v=IusbY0uZRb8&feature=share