Administração Mercadológica.
Por Jackson Alves | 06/05/2009 | AdmÉ preciso entender o planejamento estratégico para entender a administração de marketing,e, para entender o planejamento estratégico, precisamos reconhecer que as maiorias empresas organizam-se em quatro níveis: O nível corporativo, o nível de divisão, o nível de unidade de negócios e o nível de produto.
A maioria das empresas opera vários negócios e frequentemente os definem em termos de produtos: estão no negócio de automóveis ou no negócio de réguas de cálculo.
Um negócio precisa ser visto como um processo de satisfação do cliente, não como um processo de produção de mercadorias. As empresas, além de desenvolver novos negócios, precisam enxugar, colher ou mesmo abandonar negócios antigos, exauridos, de modo a liberar recursos e reduzir custos.
Negócios fracos exigem demasiada atenção gerencial. Os gerentes devem manter o foco nas oportunidades de crescimento, sem gastar energia e recursos na tentativa de salvar negócios agonizantes. Em geral, uma unidade de negócios tem que monitorar importantes forças macroambientais (econômico-demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais) e significativos agentes microambientes (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. A unidade de negócios deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças importantes. A administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas a cada tendência ou desenvolvimento.
Os profissionais de marketing podem utilizar sistemas de informação geográfica (SIG), a fim de obter apoio para análise e o planejamento de suas operações. Um SIG é um sistema informatizado projetado para apresentar dados sobre uma região sob a forma de mapas. Esse sistema capacita os profissionais de marketing a analisar todos os tipos de dados e a visualizar os resultados na tela. Um fornecedor regional de gasolina pode, por exemplo, decidir para onde ampliar seu escopo geográfico após analisar os dados populacionais, econômicos e de propriedade de veículos sobrepostos a um mapa com as principais estradas e ruas nas regiões selecionadas.