Adequação Curricular Pedagógica para Alunos com Deficiência Intelectual

Por Elsa Antonia de Lima | 28/03/2018 | Educação

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre o entendimento e a prática da Adequação Curricular Pedagógica para alunos com Deficiência Intelectual. Para isso, utilizou-se metodologicamente, de dados obtidos em observações e diálogos com professores das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Bandeirante de Guaporé, especificando esta prática com um aluno com Síndrome de Down do 6º ano. O estudo parte de uma sondagem diagnóstica do aluno, realizado no primeiro trimestre do ano letivo de 2017 e apresentado aos professores juntamente com a formação referente aos conceitos teóricos sobre Adequação Curricular e elaboração do PEI (Plano Educacional Especializado). Contribuindo, assim, para que estes docentes pudessem aplicar de fato estas adequações na sala de aula, sempre com o intuito de promover a autonomia do aluno. Concluiu-se que a Adequação Curricular Adequada emerge nas práticas, mesmo que com mais eficácia com alguns professores.
Palavras-chaves: Adequação Curricular, Deficiência Intelectual, Autonomia.
1 Autora do Artigo apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Nicolau Araújo.

INTRODUÇÃO
A Adequação Curricular é pauta para muitos discursos e polêmicas quando se trata de concretização na sala de aula. A legislação ampara e orienta. Porém, é necessária uma reflexão para averiguar se, de fato, ela acontece, a forma como ela se concretiza e se realmente contribui para os avanços na autonomia do aluno. Existem casos muito singulares, em que o educando com múltiplos ou graves comprometimentos mentais, não pode se beneficiar do currículo da base comum, necessitando um “currículo funcional” que possa atender às necessidades práticas da vida. Este trabalho, portanto, focará os alunos com deficiência intelectual, cujas necessidades são apenas de Adequação Curricular Pedagógica.
O artigo teve por objetivo fazer uma análise sobre a prática da Adequação Curricular Pedagógica para educandos com Deficiência Intelectual, com o foco em um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental. Justifica-se a necessidade desta análise a fim de compreender os caminhos e rumos que estão sendo construídos, no que se refere às práticas de inclusão.
Como metodologia, o presente artigo utilizou-se do diálogo com alguns professores, das observações e análise de trabalhos realizados pelo aluno e do diálogo com o mesmo. A pesquisa aconteceu após orientações referentes ao assunto no começo do ano letivo. Para melhor entender e atingir aos objetivos deste estudo, embasou-se na legislação e teóricos que fundamentam a prática da Adequação Curricular.
Vale informar que a escola atende hoje diversos alunos com Deficiência Intelectual, porém o ingresso destes para as séries finais começa a acontecer mais precisamente neste momento histórico. A escola conta com Sala de Recursos onde, além dos alunos receberem atendimento através do Plano de AEE (Plano de Atendimento Educacional Especializado), o profissional responsável pelo setor, oferece formação e informação regularmente aos professores em relação ao trabalho de inclusão escolar. O ingresso do educando no 6º ano, marca um momento importante e difícil, tanto para o aluno, como para os educadores, uma vez que deixa de ter como referência o professor unidocente para ser atendido por vários professores de diferentes disciplinas. A sala onde o aluno está inserido é composta por 27 alunos. O aluno não conta com monitor na sala de aula e os professores também necessitam adequar-se com esta realidade.

Artigo completo: