Adaptações e remakes: falta de criatividade?
Por Rafael Cruz | 10/10/2009 | SociedadeSe você gosta de assistir filmes então já deve ter reparado no aumento do número de obras adaptadas de livros, quadrinhos e séries nos últimos anos. Isso sem falar nos remakes e continuações de filmes que marcaram época, como Rocky, Rambo, Indiana Jones, Duro de Matar, Sexta-feira 13, King Kong e tantos outros. Muitos críticos afirmam que estamos passando por uma fase de falta de criatividade e originalidade no cinema de Hollywood. Será?
Vamos refletir juntos sobre essa situação. O cinema de Hollywood é o mais poderoso e famoso do mundo. Milhares de empresas investem o seu capital em todas as etapas da produção, distribuição e exibição de um filme, abastecendo centenas de milhões de espectadores pelo mundo todo. Esses espectadores pagam para assistir aos filmes, para ter os brinquedos, cadernos e todo tipo de objeto da marca da referida obra.
Como podem observar, isso é um grande mercado. Pra ser mais justo, é uma mega indústria do entretenimento. Assim como em qualquer negócio, o cliente precisa ser ouvido e agradado para que continue a consumir o produto da empresa. Se ele parar de consumir, a empresa para de vender e seus negócios perigam ir à bancarrota. Dentro deste cenário, é fundamental que a indústria identifique as tendências de consumo para que possa se adaptar aos gostos dos seus clientes e assim ganhar mais dinheiro.
Hollywood identificou que os seus
consumidores estavam sedentos por rever velhos ídolos em ação, de ver
adaptações e também que gostariam de ver novas versões de seus filmes
favoritos.
A mais poderosa indústria do cinema mundial atendeu ao
pedido e começou a produzir em larga escala grandes sucessos
literários, como Código da Vinci e o Caçador de Pipas; grandes
clássicos dos quadrinhos, como Homem Aranha, Batman, Watchmen, Homem de
Ferro e Hulk; grandes séries, como Sex and the City; continuações de
filmes famosos, como Indiana Jones, Rocky, Rambo e Duro de Matar;
remakes de clássicos, como Sexta-feira 13, O Massacre da Serra
Elétrica, Violência Gratuita e King Kong.
E ainda tem mais filmes saindo do forno em breve, como Um Tira da Pesada 4, De Volta para o Futuro 4, Sherlock Holmes, Wolverine, Star Trek, Anjos e Demônios e tantos outros. E mesmo com tudo isso, está todo mundo feliz. Portanto, os críticos falam que este fenômeno é falta de criatividade. Eu digo que são business.
Tecnologia e Cinema - Tudo sobre cinema, cultura e computação gráfica
www.tecnologia-e-cinema.com