Acupuntura para lombalgia

Por Mayra Cordeiro | 12/09/2011 | Saúde

Como na China, aplico o tratamento de Acupuntura de forma tratamentosa, trabalho com médicos que apoiam a forma do meu tratamento.
Há três meses venho tratando 6 pessoas com acometimentos na porção lombar da coluna, nas variáveis de l1 até L5. Duas delas vieram em pós operatório de ósteoartrite degenarativa.
A mudança de hábito, rotina, intervenção da dor em todos momentos da rotina, fizeram que essas pessoas além de tomar drogas fortissimas e procurassem tratamentos variáveis para alívio da dor.
O grupo era composto de pessoas que tivessem problemas lombares com perda de função e movimentação, problemas ao se levantar matinalmente e perda de sensibilidade nos nervos L1 e L2.
A exclusão eram de pessoas que junto tivessem outros problemas articulares que prejudicassem os parâmetros comparativos.
A partir da primeira sessão foi foi feita a anamnêse e a explicação sobe o tratamento, esclarecendo sobre o artigo e procedimentos.
Os pontos foram escolhidos individualmente, pois cada paciente tinha história diferente, alguns sendo sedentários, esportistas, atletas e atletas de final de semana.
No geral os pontos de acupuntura utilizados foram para diminuir inflamação, ajudar a parte óssea danificada, alívio da dor local e irradiadae aumento do reflexo nervoso devolvendo função articular.
Após a anamnese o paciente deitava em decúbito dorsal quando tinha condições e quando não em decúbito lateral. O tempo de aplicação de agulha era de 45 minutos com predominancia da lâmpada para aquecer o local. Aplicava-se duas vezes por semana.
Dois dos 6 pacientes conseguiram levantar da maca sem dor na primeira sessão, os demais na segunda sessão já haviam mais mobilidade e menos dor, já conseguiram se levantar da maca sozinhos e com menos dor.
A partir da 6 semana a dor diminuiu, os reflexos melhoraram e a função havia voltado parcialmente. A queixa para se levantar matinalmente havia parado.
Concluo nesse artigo que um tratamento base para a melhora de lombalgia pode-se referir com a melhora a partir da primeira sessão, obtendo o resultado de alívio a partir da sexta sessão, a partir desta, a curva de melhora tem a ascendencia constante.