Acupuntura na Transferência de Embriões

Por Dr Decio Teshima | 12/04/2010 | Saúde

Fonte: Fertility and Sterility 2006

Acupuncture on the day of embryo transfer significantly improves the reproductive outcome in infertile women: a prospective, randomized trial

Lars Westergaard, Qunhui Mao, Marianne Krogslund, Steen Sandrini, Suzan Lenz, Jorgen Grinsted

Westergaard afirma que a acupuntura pode influenciar a fertilidade feminina pelos seguintes mecanismos:

- liberação de beta endorfinas que influenciam a secreção de GnRh e conseqüentemente dos hormônios femininos.

- efeito inibitório do sistema nervoso simpático que aumenta o fluxo de sangue para o útero e ovários.

O objetivo do estudo foi comprovar a eficácia da acupuntura como tratamento coadjuvante da ICSI e FIV. 273 pacientes foram divididos em 3 grupos:

95 fizeram a acupuntura no dia da transferência de embriões (grupo1)

91 no dia da transferência e 2 dias após (grupo 2)

87 não fizeram a acupuntura

No grupo 1 foram feitos os seguintes pontos de acupuntura: VG20, ST29, SP8, CS6, LR3 antes da transferência e ST36, SP6, SP10, Li4 após. (25 minutos de duração por sessão)

No grupo 2 foram usados os pontos: os mesmos do grupo 1 e VG20, VC3, ST29, SP10, SP6, ST36 e Li4 2 dias após a transferência de embriões.

A taxa de gravidez foi de 39% no grupo 1 (acupuntura na transferência), 36% no grupo 2 (acupuntura na transferência e 2 dias após) e 24% no grupo 3 (sem a acupuntura). Esses resultados mostraram que a acupuntura quando realizada no dia da transferência de embriões pode aumentar as chances de uma gravidez.

Apesar das taxas de gestação serem maiores no grupo 2 (36%) em relação ao grupo 3 (24%), não houve diferença estatística.

Portanto, a acupuntura quando realizada durante a transferência de embriões pode aumentar as chances de uma gestação, porém se adicionada outra sessão 2 dias após a transferência (próximo ao dia da implantação dos embriões) não tem benefício adicional