Acho que estou ficando velho!

Por Abraão D'Angelo Ferreira | 11/07/2012 | Sociedade

Acho que estou ficando velho!

Acho que estou ficando velho! Estou com a chamada “idade de Cristo”, mas sinto-me um peixe fora d’água. Pelo que me lembro da minha infância meus pais me incentivavam a fazer esportes, fiz natação, judô, andava de bicicleta, skate e futebol. Ah futebol era a minha paixão, comecei jogando futebol em casa, quebrava todos os bibelôs da penteadeira da minha mãe, e depois escondia os cacos. Até que um dia fui jogar futebol de salão no Tênis Clube, na categoria fraldinha, meu avô foi um grande incentivador do futebol, ele que amava este esporte e tinha sido árbitro profissional, então me encontrei. Adorava ir aos treinos, fazer amigos, disputar campeonatos, etc. Hoje em dia os pais dão as crianças um tablet, e elas coitadas ficam hipnotizadas por essa maravilha colorida, iluminada, cheias de recursos, portátil, etc. No meu tempo brincávamos de amarelinha, bandeirinha, pique-todas as coisas, lembro de só ir em casa para fazer as refeições e dormir. Nas férias meus primos iam para minha casa e ficávamos o tempo todo brincando e fazendo atividades, hoje as crianças se divertem uma em cada quarto, através da internet, ficam on line o tempo todo olhando as atualizações dos amigos, ao invés de saber das fofocas pessoalmente, num grupo de amigos.

Estou ficando mesmo velho, porque fico admirado com as pessoas que vão a bares e restaurantes e sentadas frente a frente, ainda assim tem a falta de educação, e põe falta nisso, de ficarem mandando mensagens pelo celular, olhando redes sociais, etc. Preferem fazer contato digital ao invés do pessoal. Me recuso a aceitar isso! Meu celular é antigo, não recebe e-mails e não entra na internet. Porque para isso eu uso um computador no escritório, isso mesmo, só no escritório! Não ligo o computador em casa para me distrair, para isso prefiro conversar com minha esposa, ler um livro, ver um filme, etc. As pessoas estão ficando obcecadas por esse tsunami on line e esquecem do principal convívio que é o pessoal.

Cada vez mais as pessoas preferem ficar isoladas em casa, mas quem disse que estão isoladas? Tem um mundo a sua frente, é só clicar na internet e terá tudo! Desde fofocas, filmes, piadas, compras, bate papo, “informação” e até sexo! Não consigo entender como uma pessoa entra num site de encontros para arrumar um(a) namorado(a) ou até um simples encontro. Como você pode substituir o jogo de olhares, o sex appeal? Na verdade essas pessoas devem desconhecer o significado, dessa palavra, que  segundo o dicionário: “ sex ap.peal - atração sexual, encanto pessoal capaz de atrair pessoas de outro sexo.”

Encanto pessoal, cada vez mais isso se perde e as pessoas acham isso normal! Todos querem seus filhos educados, mas não querem ter esse trabalho. Deixam as crianças verem televisão o dia todo e nem se preocupam com a qualidade dos programas, se a idade indicativa do programa é adequada ao seu filho, preferem isso porque não os atrapalha, assim os pais podem ficar tranquilos nas redes sociais, batendo papo on line, conversando com seus amigos.

Para conversar com meus amigos prefiro ligar e marcar um encontro e aí sim colocar o papo em dia, agora ficar atrás de uma tela e ficar digitando com umas cinco, dez, pessoas ao mesmo tempo, isso não tem como! Primeiro que você não consegue se concentrar na conversa com ninguém, fala com todos e acaba não dedicando a atenção necessária a nenhum. Mas para quê dedicar atenção? Nesses tempos modernos o tempo é ouro, e gastar seu tempo dando a sua preciosa atenção a um amigo é perda de tempo! Fala logo com dez ao mesmo tempo e a maravilha da multiplicação on line está feita!

Outro dia vi uma reportagem “fantástica” sobre as lojas de roupas on line, onde você escolhe o modelo, a cor, o tamanho e compra tudo pela internet, depois é só aguardar chegar em casa a bonita caixa com as roupas. Que maravilha! Quase chorei ao ver um depoimento de uma cliente que agora só faz compras assim, ela dizia: “Adoro comprar roupas pelo site porque não tem stresse, ninguém te perturba, você escolhe com tranquilidade e não precisa ter contato com ninguém. Depois a roupa chega pelo correio na sua casa e pronto, sem stresse.” Como pode a pessoa preferir ver a roupa na tela do computador, ao invés de ir na loja, ver ao vivo, tocar o tecido, experimentar a roupa, acho que estou ficando mesmo velho!

Realmente acredito e reconheço que os computadores e a internet, facilitaram e muito a nossa vida, mas as pessoas estão obcecadas por isso e estão esquecendo de conviver, de sair, de ver gente. Eu sinto falta de ver gente, falar com pessoas, rever amigos, etc. Cada vez mais me chamam de velho, porque não tenho “face”, não vi as novidades no “face”, etc. É impressionante como as pessoas precisam estar sempre “atualizadas” no “face”. Viajam tiram fotos e precisam postar a foto logo, porque não podem ficar “desatualizadas” no “face”. Não consigo entender isso! Eu de férias com minha esposa vou ficar preocupado em colocar as fotos no site, para actualizar meus amigos? Realmente estou ficando velho.

Mas pensando bem, se ficar velho é não estar obcecado por esses sites, pelas atualizações dos amigos, não ficar no bate papo, não “viver” neste mundo on line. Então ficar velho é bom e quero mais!

 

09 de julho de 2012

Abraão D’Angelo Ferreira

e-mail: dangeloferreira@hotmail.com