Acessibilidade na internet
Por Vanessa Cristina Ribeiro Sales | 05/06/2012 | TecnologiaAcessibilidade significa permitir que pessoas, independente de suas capacidades físico motoras, perceptivas, culturais e sociais, participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
De acordo com o censo 2000 do IBGE, o Brasil possui 24,5 milhões de pessoas (14,5% dos brasileiros) com algum tipo de deficiência. Com as novas tecnologias, e a internet se tornando o principal meio de comunicação, há uma preocupação maior em tornar acessível esse mundo virtual a todos.
A tecnologia pode facilitar muito as atividades de deficientes, e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho.
No ano de 1999, foi publicado o Web Content Accessibility Guidelines 1.0 (Diretrizes para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0), primeiro documento de referencias internacionais dedicado a esta causa. No Brasil, foi desenvolvido um Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, conhecido como e-MAG, que regulamenta as leis de acessibilidade.
Os web sites devem oferecer a possibilidade de acesso, compreensão e manipulação do conteúdo, sendo compatível com tecnologias assistivas, assim como os computadores devem ser adaptados, permitindo o uso sem teclado, sem mouse, audio, etc.
Etapas do Processo de acessibilidade em web sites:
Verificação da Necessidade:
Verificar a importância, e as condições possíveis de ampliação.
Desenvolvimento da acessibilidade
Tornar o web site acessível respeitando as normas e recomendações
Validação da Acessibilidade
Validar se é realmente eficaz, através de programas, e usuários reais.
Promoção da acessibilidade
Deve ser divulgado, para incentivar, e ser exemplo a ser seguido.
Continuidade da acessibilidade
Deve acompanhar todas as atualizações do conteúdo e funcionalidades do site.
A aplicação dessa iniciativa de adequação é mais simples quando já faz parte do projeto, logo no começo de sua concepção e desenvolvimento. Funcionalidades como: textos que equivalem a imagens possibilitando serem lidos por meio de leitores de tela; equivalente textual para som, alertas e vídeos;possibilidade do aumento de texto controlado pelo usuário, para aqueles com limitações da visão, e mecanismos de navegação claros, devem ser considerados itens de grande importância nos projetos.
O que falta, é a conscientização para que, essas normas, sejam cada vez mais implementadas.