Acções didácticas para fortalecer a motivação dos alunos na disciplina de Biologia no Liceu do Xangongo

Por Domingos de Jesus | 03/11/2017 | Educação

RESUMO

Delinear acções didácticas para fortalecer a motivação dos alunos na aprendizagem dos conteúdos biológicos, foi o objectivo geral do presente trabalho investigativo. Abordou-se a motivação em duas perspectivas: Psicológica e Didáctica. Na primeira, apresenta-se uma definição geral, enquanto na vertente didáctica, a motivação é um processo que visa despertar a atenção do aluno para aprender com eficácia e satisfação os conteúdos ensinados. Seguiu-se a ideia de que a aprendizagem da Biologia deve ser construtiva, assente na autonomia do aluno. A investigação, realizada no Liceu do Xangongo, foi desenvolvida na perspectiva da metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Os dados obtidos a partir da observação feita na 12ª classe e o inquérito dirigido aos alunos e às professoras de Biologia permitiram constatar insuficiências quanto à motivação, corroborando a necessidade de adoptar acções didácticas para motivar os alunos. Com base na necessidade dos alunos, as acções didácticas delinearam-se na perspectiva da aprendizagem activa assente na utilização de vídeos, mapas de conceitos e, sobretudo, na metodologia de projectos.

Palavras-Chave: Motivação, Aprendizagem, Acção Didáctica.

INTRODUÇÃO

Na sala de aula, o maior desafio do professor é motivar os seus alunos para a aprendizagem significativa dos conteúdos e criar neles o gosto pelo conhecimento. Isso, porém, não é tarefa fácil.
A ineficácia da motivação no processo de ensino-aprendizagem é um obstáculo recorrente em muitas aulas, principalmente nas disciplinas em que os professores têm dificuldades de relacionar os conteúdos que ensinam com o interesse e a necessidade dos alunos. Por essa razão, alguns alunos dedicam-se pouco aos estudos, mostram-se passivos, desinteressados ou desatentos durante a aula, e isso, além de dificultar a compreensão, provoca a apatia ao conhecimento e o baixo rendimento escolar.
De facto, sem o aluno querer aprender, o professor perde a oportunidade de ensinar e o seu esforço torna-se vão, na medida em que não alcança os objectivos educativos preconizados. Para o aluno estudar tem de estar e ser motivado, o que implica a redução de bloqueios motivacionais, no sentido de adoptar procedimentos pelos quais seja possível incentivar o aluno, não apenas para estar na sala de aula, mas também para aprender com satisfação. Nesta perspectiva, surgiu o desafio de desenvolver este trabalho de fim de curso, cuja abordagem centrada na motivação dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos biológicos.
A Biologia é a expressão científica do desejo humano de conhecer a Natureza. O ser humano tem a maior probabilidade de proteger o que aprecia e de apreciar o que ama. Ao aprender sobre os processos e a diversidade da vida, também se torna mais consciente acerca de si mesmo e do seu lugar na biosfera (Campbell et al., 2012).
A Disciplina da Biologia apresenta particularidade pelo seu objecto de estudo. Por um lado, estuda os organismos vivos e sistemas naturais, assim como os processos e as leis que regem o seu desenvolvimento e estabilidade. Por outro, estuda os objectos e fenómenos que distinguem os níveis de organização da matéria viva e as suas relações com a natureza (Agostinho, 2010).

Artigo completo: