Ácaros em cafezais

Por Nivio Lavieri | 27/04/2014 | Ambiental

Os ácaros presentes nos cafezais são o vermelho (oligonychus ilicis(MacGregor)), o ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus (Banks) e o ácaro da leprose (Brevipalpus phoencis (Geijskes).

Os ácaros vermelhos apresentam coloração alaranjada com manchas pretas, e vive na face superior das folhas, as quais são recobertas por uma pequena quantidade de teias. Eles causam danos as folhas, deixando-as com aspecto "bronzeado".

Já os ácaros brancos são invisíveis a olho nú, e causam danos as folhas, ocorrendo as vezes o aparecimento de rasgaduras. Por fim, os ácaros da leprose são de colocaração laranja-avermelhados com manchas escuras, e atacam as folhas e os frutos da planta, levando os mesmos à queda. As folhas apresentam manchas verdes amareladas e os frutos com lesões em forma de anel.

Meios de Prevenção  A irrigação por aspersão pode auxiliar a prevenção dos ácaros vermelhos e leproso, já que não são facilmente laváveis. A utilização de mudas sadias pode prevenir os ácaros vermelho e branco, assim como a retirada das plantas doentes no caso de ácarosleproso.

Combate Químico O combate químico pode ser realizado a partir da pulverização de inseticidas utilizando ethion (Ethion) ou omethoato (Fomilat).

Combate Biológico O controle biológico dos ácaros pode ser realizado pela inserção de predadores no local onde os mesmos existem. Podem ser utilizados ácaros predadores como os Phytoseiidae (Iphiseiodes zuluagai, Euseius spp) e Stigmaeidae (Zetzellia sp).