AÇAÍ: O MITO CALÓRICO
Por Izaara Alvarenga | 11/05/2009 | SaúdeAÇAÍ: O MITO CALÓRICO
É fácil de ver pessoas designando está fruta como “bomba calórica”, não é bem assim!
Vamos entender sua origem e seus valores nutricionais e assim tirar conclusões e fazer as melhores escolhas ficará mais fácil.
ORIGEM
O açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (nome científico: Euterpe oleracea), espécie nativa das várzeas da região amazônica. Podendo também ser encontrado nos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.
Na região nativa, o açaí é considerado um alimento de extrema importância na dieta dos habitantes locais, mas na atualidade muito tem se falado nesta fruta, principalmente entre os freqüentadores de academia.
Este fruto é colhido com o auxílio de um trançado de folhas que então é amarrado aos pés que serve de auxílio para “escalar” a palmeira e assim ter acesso aos frutos.
Este pode ser consumido em diversas formas: sucos, doces, geléias e sorvetes. Antes o fruto deve ser despolpado, ganhando a forma de um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.
Na amazônia o açaí é consumo gelado misturado a farinha de mandioca (tapioca) ou até mesmo consumi-lo juntamente com peixe assado ou camarão.
Suas sementes limpas são utilizadas no artesanato local, mas servem também como adubo orgânico para plantas.
Nas demais regiões brasileiras, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, o que forma uma pasta, onde frequentemente são adicionadas frutas e cereais.
SEUS VALORES
O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade (60% monoinsaturados e 13% poliinsatutrados), no que diz respeito a proteína, possui teor superior ao leite e do avo.
Com elevado teor de antocianinas, pigmentos naturais da mesma família dos flavonóides e responsáveis pela cor característica do açaí, este fruto possui ação antioxidante, ou seja, protege o organismo das ações dos radicais livres.
É um fruto rico em minerais, principlamente potássio e fósforo e dentre as vitaminas destaca-se a vitamina E.
O que faz este alimento se tornar excessivamente calórico são os diversos adendos utilizados, leite condensado, paçoca, dentre outros. O açaí em si é uma fruta de grande valor energético e rico em valores nutricionais e até mesmo funcionais, então no momento de seu consumo, opte por fazê-lo o mais natural possível e em substituição a pequenas refeições.
Faça com moderação, afinal esta palavrinha é a “alma do negócio” para uma vida saudável e cheia de sabor! Boa semana.
Izaara Alvarenga
Nutricionista