ABUSO DE DROGAS E SEUS EFEITOS
Por Claudia Valeria Ferreira | 23/07/2009 | SaúdeArtigo copiado do GOOGLE!
Introdução
1.1. Droga
É toda substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE).
1.2. Droga de Abuso
É qualquer substância ou preparação, de uso médico ou não, usada primariamente pelos seus efeitos prazerosos, exóticos ou estimulantes. O abuso de drogas ocorre quando o indivíduo usa repetidamente uma determinada substância, apesar de saber do seu problema social, de trabalho ou de saúde causados pela mesma.
TIPOS DE DROGAS DE ABUSO:
a) QUANTO À AÇÃO:
- Droga Psicoativa - Provoca algum tipo de alteração no Sistema Nervoso Central
- Droga Psicotrópica - Além de provocar algum tipo de alteração no SNC, tem o poder de provocar dependência.
As drogas que têm ação sobre as funções psíquicas do SNC agem ao nível dos neurotransmissores, algumas dessas drogas podem interferir nas suas sínteses e outras no armazenamento, e outras interferem nos mecanismos de recaptação ou destruição dos neurotransmissores. Existem drogas que atuam ao nível dos receptores neurotransmissores localizados na membrana do neurônio seguinte. Dessa forma, insônia, inapetência, tranqüilização e irritabilidade interagem com os neurotransmissores estimulando certas áreas cerebrais e inibindo outras, alterando a interação entre neurônios.
Quimicamente, os neurotransmissores são moléculas relativamente pequenas e simples. Diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmisores. Cada substância química cerebral funciona em áreas bastante espalhadas, mas muito específicas do cérebro e podem ter efeitos diferentes dependendo do local de ativação.
b) QUANTO À ORIGEM:
- Drogas Naturais - provenientes de plantas (álcool, maconha, cocaína, tabaco)
- Drogas Sintéticas - produzidas em laboratório (LSD, estricnina, cianuretos, xaropes, comprimidos...).
c) QUANTO AOS EFEITOS
c.1. DROGAS ESTIMULANTES
São aquelas em que a pessoa fica alerta, atenta, dando aos usuários a impressão de serem mais fortes, dinâmicos ou potentes, de renderem mais no trabalho, de tornarem-se mais corajosos, aumentando a atividade cerebral, agindo como estimulante do Sistema Nervoso Central, causando alterações no funcionamento do organismo tais como: aumento dos batimentos cardíacos, respiração, pressão sangüínea, temperatura corporal, perda do apetite e do sono.
Fontes
INTERNET:
www.usp.br (CEBRID - Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas)
www.secjustica.ba.gov.br/conen
www.hpdrogasite.cjb.net (BÊ-Á-BÁ ANTIDROGAS)
www.drogas.vilabol.uol.com.br
www.zemoleza.com.br
www.netwaybbs.com.br
www.radaruol.com.br (site de busca)
BIBLIOGRÁFICA:
Neuranatomia Funcional – Angelo Machado. Ed. Atheneu