A vida de um homem sem rumo
Por Thaís Moraes | 23/06/2009 | ContosO malandro Empresário
No ano de 1998, com seus 27 anos de idade, Raimundo decidiu procurar um emprego depois de tanta exigência de sua irmã Lares Menezes.
Ela sempre o dizia, que se um dia ele ficasse pobre e tivesse um emprego, não morreria de fome.
Havia uma empresa com muitas vagas para publicitários:EMPSP (Empresa de Publicidade de São Paulo) sem muita vontade Raimundo vai até a empresa e chegando lá uma fila enorme o esperava.
Com seu jeito de malandro, Raimundo fingindo-se de gerente, entra e cumprimenta as pessoas que ali estão e vai para o primeiro lugar na fila, sem que as pessoas o percebessem.
Vai para uma sala para esperar a prova.Apesar de ser preguiçoso Raimundo era um homem muito inteligente,mesmo tantos anos sem estudar Raimundo lembrava de tudo que aprendera no passado.
Ao olhar para o lado percebe uma câmera escondida, nenhumas das pessoas ali presentes haviam percebido, apenas ele.Então para disfarçar, fingi que está tranqüilo esperando a prova com uma aparência de homem inteligente e sábio.
O gerente rico empresário,Maurício Machado,percebe pela câmera um homem muito culto e observa-o atentamente.Chega a hora da prova e Raimundo faz a prova rapidamente.Surpreso, Maurício Machado manda chamá-lo.Maurício olha sua prova e aparentemente estava tudo certo.Raimundo entra e diz:
-Mandou me chamar,Senhor?
-Sim,sente-se!-diz Maurício admirado com a inteligência de Raimundo.
- Fale Senhor!-diz Raimundo.
- Percebe-se que você é um homem muito esperto,por isso quero oferecê-lo este emprego. Qual é o seu nome?
- Raimundo.
- Amanhã você poderá começar.
- Obrigada!
O grande dia
No dia seguinte Raimundo estava dormindo quando o relógio despertou!Ele com muita preguiça se arruma e vai trabalhar.
Ao chegar Mauricio leva-o a seu escritório.
-O que devo fazer,Senhor? –pergunta Raimundo.
-Eu quero que invente um comercial sobre votar.-responde Maurício,confiante que podia contar com Raimundo.
-Sim!-diz Raimundo.
Na verdade Raimundo não estava a fim de fazer absolutamente nada!”Neste momento eu poderia estar em casa,tomando meu café tranqüilamente e tomando banho de piscina” –pensou Raimundo.
Ao chegar no escritório de Raimundo, após 2 horas,Maurício se surpreende ao encontrar Raimundo com os pés em cima da mesa e dormindo.
-O que significa isso?-grita Maurício decepcionado.
Com um susto,Raimundo cai da cadeira.
-Desculpe-me senhor!Isso não acontecerá de novo,eu prometo.-diz Raimundo.
-Espero que cumpra a sua palavra.-diz Maurício.
No dia seguinte Raimundo chega muito atrasado no trabalho,1hora de atraso.Raimundo encontra Maurício em sua sala o esperando, desesperado!
-Isso são horas,meu rapaz?Está muito atrasado!-diz Maurício bravo.
-Bom senhor...meu relógio quebrou!-diz mentindo Raimundo.
-Sei muito bem que isto é uma desculpa esfarrapada!(Maurício trabalhara com muitas pessoas que adoravam dar desculpas,por isso era um homem muito experiente).
-Não senhor é verdade,eu nunca mentiria para o senhor!-diz tentando enganar Maurício.
-Tudo bem, deu-o uma chance, mas na próxima vez eu não sei não,hein!-diz Maurício.
A demissão!
Depois de tantos erros da parte de Raimundo (dormir em trabalho,chegar atrasado,comer fora de hora,paquerar funcionárias, e etc.) Maurício decide com muita dificuldade fazer uma carta de demissão.Depois que acaba,vai até Raimundo e a entrega.
-Pensei que eras um homem responsável,mas me enganei a seu respeito.Com muitos erros de sua parte decidi demiti-lo!-diz decepcionado Maurício.
Nenhuma palavra sai da boca de Raimundo.
Está demitido!!!-diz bem alto Maurício e vai embora.
Raimundo depois de todos estes’’puxões de orelha “,não ficou nada triste, pelo contrário ficou feliz,pois finalmente poderia ter sua ótima vida outra vez:acordar tarde,ver televisão,comer na hora que lhe dessa vontade e etc”.
Lares Menezes,sua irmã,porém, não fica feliz ao saber da notícia da demissão. Muito irritada Lares vai até a casa de Raimundo. Chegando lá bate na porta com muita força.Raimundo vai atende-la,ao abrir Lares empurra a porta e sai entrando.
- Quando será que você irá tomar um jeito em sua vida?-diz muito irritada. –Se você perder tudo o que você tem,quem irá sustenta-lo?
- Se eu perder tudo quanto tenho,que tenho certeza que isso nunca irá acontecer, eu darei o meu jeito. E então cuide da sua vida que eu tomo conta da minha,além disso já tenho 27 anos, concluindo, não sou mais criança! –diz Raimundo.
- Então, tudo bem, não diz mais nada,adeus!-diz lares.E ela vai embora.
A morte de lares
Naquela mesma noite,voltando para casa, lares começou a passar muito mal. Lares pára em um hospital, e antes mesmo que entre desmaia. Os médicos, logo a socorreram. O estado de lares era cada vez pior, e os médicos não sabiam mais o que fazer. lares é levada para a CTI,pois seu estado era grave. Nicolas,seu marido, chega rapidamente a CTI para ver como ela estava. Os médicos vão ao encontro de Nicolas e, trazem más noticias.
- Sentimos muito, informa-lhe que sua esposa, acaba de falecer.
Muito triste, começa a chorar sem cessar. Mais calmo pergunta aos médicos:
- O que houve com ela?
- Ela sofreu uma parada cardíaca, ela tinha um problema gravíssimo de pressão. Fizemos tudo que podíamos,senhor!
- Agradeço-os!
Raimundo ao saber da notícia, sente-se totalmente culpado e acaba ficando em depressão. Sem comer,sem beber, Raimundo chega ao extremo.
No dia do enterro de lares, Raimundo de joelho, pede perdão a sua irmã e promete-a que mudará de vida!
Promessa: difícil de cumprir
Um ano se passou que lares havia morrido e Raimundo não tinha emprego fixo. Em todo esse tempo, Raimundo teve duas namoradas que não deram certo. Raimundo era um homem difícil de lidar, que muita gente o ignorava,por isso era um homem sem rumo,não tinha onde se fixar,não tinha o que fazer.
A promessa que fizera a sua irmã depois de morta,até o momento,não havia sido cumprida,e tudo quanto Raimundo fazia dava errado. Sem emprego Raimundo começou a ter muitas dívidas e aos poucos foi perdendo o dinheiro e a credibilidade.Escreveu-se para vereador e não foi eleito,fez-se arquiteto,engenheiro,professor...e não deu certo.
O problema de Raimundo era que ele era muito descansado e cometia muitos erros,mesmo depois da promessa feita a sua irmã.Em casa Raimundo diz para si mesmo: “É fácil prometer,o difícil é cumprir”.
A vida de Raimundo ,ao invés de ter mudado apenas piorou.O proprietário daquela imensidão que Raimundo morava,veio pedi-lhe de volta a casa.
- O senhor está devendo 4 meses de aluguel.-diz Ricardo (o proprietário).
- Eu o suplico que me dê mais um tempo,por favor!-suplica Raimundo.
- Não dá mais para esperar,,já esperei o bastante.O senhor terá que sair da casa amanhã,sem falta.
- Agradeço a paciência!
No dia seguinte Raimundo pega suas coisas e vai embora.Raimundo não tinha para onde ir,sua irmã estava certa.”o que fazer nessas horas?” -pensou Raimundo.
Raimundo passou a procura de um emprego.Com o único dinheiro que tinha vai até o restaurante para almoçar.Chegando lá encontra uma linda moça que estava sentada sozinha em uma mesa,ao se aproximar dela,pergunta se pode a fazer companhia e ela aceita.
- Parece preocupado com algo,aconteceu alguma coisa?-pergunta a moça.
- Sim,minha vida é uma desgraça!-diz Raimundo realmente preocupado.
- Por que diz isso?-pergunta a moça com muita curiosidade.
- Nem tenho onde morar,nem emprego,nem nada!-responde Raimundo.
- Sou gerente de uma loja e estou precisando de um funcionário.Gostaria de te oferecer este emprego.
- Muita obrigada,obrigada mesmo!-diz grato Raimundo.
- Como se chama?-pergunta a moça.
- Raimundo Menezes, e o seu?
- Clarice Beirute.
Eles se conhecem e torna-se namorados.
Triste vida
Raimundo estava namorando Clarice fazia 2 meses e parecia estar tudo certo.Raimundo estava morando em uma casa (bem mais simples que a outra),estava trabalhando como funcionário na loja de Clarice...mas Raimundo não mudou sua personalidade.Acaba brigando com Clarice por uma coisa totalmente sem sentido:por ela ter abraçado seu amigo.Raimundo era um homem muito ciumento e por isso sentiu ciúmes.
Raimundo não só terminou o namoro com Clarice ,mas também feriu os sentimentos dela . Raimundo tornou-se um vadio que andava por aí perambulando,sem fazer nada.As pessoas começaram a não gostarem de Raimundo, ele não tinha amigos e nem ninguém.Com isso passou a ficar muito sozinho.Acaba se envolvendo com jogos e apostas e passa a dever dinheiro.
Certo dia,estando Raimundo nos jogos, faz uma aposta e ganha:R$ 50.000,00(cinqüenta mil reais),com esse dinheiro foge para a barra da tijuca, no Rio de Janeiro,mas não paga o que devia.Tudo isso fez com que fosse visto como um qualquer,tornou-se um homem desrespeitado por todos em São Paulo. No Rio de Janeiro se hospeda em um hotel, e passa a viver sozinho e pensativo. Como as pessoas do Rio não o conheciam, não sabiam como era a personalidade de Raimundo,por isso Raimundo faz muitas amizades com uma personalidade disfarçada.
O bondoso Daniel
Depois de uma semana no Rio de Janeiro começa a receber ajudas de um homem muito bom chamado Daniel,que apesar de não ter muito dinheiro, não se importava em ajudar as pessoas.Oferecê-lo abrigo,comida,
Mesmo Raimundo ainda tendo dinheiro.Daniel era um idoso de 65 anos,muito conhecido no bairro e também muito respeitado.Daniel percebe Raimundo sempre pensativo,certo dia resolve pergunta-lo por que vivia tão pensativo.
- Todos os dias, tenho percebido que você fica horas pensando na vida,o que pensas?-pergunta Daniel.
- O senhor não conhece meu verdadeiro eu.-diz Raimundo.
- Como assim,meu jovem?-pergunta sem compreender.
- Não sou digno de sua ajuda e nem de seu respeito.Sou um paulista mal-caráter,preguiçoso,egoísta e orgulhoso.
- Que isso meu filho,tudo na vida tem um jeito,conte-me com detalhes.
Raimundo conta tudo para Daniel,desde do início até o momento.Passam um bom tempo conversando,Raimundo recebendo muitos conselhos de Daniel.
- Volte para a sua cidade e peça perdão para todas as pessoas que enganou e magoou.Pague o que deve e sua vida não será mais a mesma.Você vive o que você buscou,pois o que plantamos colhemos e é por isso que você está vivendo essa vida.-diz Daniel aconselhando Raimundo.
- Agradeço ao senhor por todos os seus conselhos.Farei tudo o que o senhor disse.
Volta para casa
Chegando em Morumbi,em São Paulo,Raimundo vai até a Empresa de publicidade que havia trapaceado. Encontra Maurício Machado e aproxima-se.
- O que queres?-pergunta Maurício surpreso.
- Nada além de lhe pedir perdão por tudo o que fiz,estou realmente arrependido.-diz Raimundo.
- Espero que estejas falando a verdade, pois você muito me enganou.-diz desconfiado de Raimundo.
- Dessa vez senhor falo a verdade,pois aprendi muitas coisas,e a partir de hoje não sou mais a mesma pessoa.
- Acho uma ótima decisão da sua parte.-diz Maurício.
Raimundo vai embora a caminho da loja de Clarice. Clarice o encontra e se surpreende ao vê-lo.
- Fui um ciumento,por isso me perdoe,por favor!-implora Raimundo.
- Você me magoou muito,mas eu te perdoou e o ofereço um emprego novamente.-diz Clarice.
Ele pede Clarice em casamento e ela muito feliz aceita.Numa grande festa é realizado o casamento!
Mudança de vida
Raimundo finalmente tinha emprego fixo,estava casado com Clarice,pagou o que devia,tinha 3 propostas de emprego,e tudo quanto tinha foi dobrado.Só o restava uma coisa a fazer: ajudar o bondoso Daniel como forma de grande gratidão por todos
bondoso Daniel como forma de grande gratidão por todos os seus conselhos.Viaja junto com Clarice até o Rio de Janeiro e vai até a casa de Daniel.Bate na porta da casa de Daniel e ele abre.
- Raimundo!Que surpresa!Entrem.-diz Daniel alegre com a chegada de Raimundo.
- Senhor Daniel está é a minha esposa.-diz apresentando Clarice a Daniel.
- Seu nome é Clarice?-pergunta Daniel.
- Sim,como soube?-pergunta Clarice.
- Raimundo falou-me muito de você.-responde Daniel.
- Finalmente dei um jeito em minha vida,segui todos os seus conselhos!-diz Raimundo.
- Que bom!Vejo que não és mais a mesma pessoa.-diz Daniel.
- Não!por isso vim agradecê-lo,por minha gratidão estou dando ao senhor uma casa e este cheque de R$50.000,00(cinqüenta mil reais),que ganhei como meu primeiro salário.-diz Raimundo.
- Você é um homem muito bom,muito obrigado! Estava precisando, para fazer uma operação nos rins que é exatamente este preço. –diz Daniel com lágrimas nos olhos.
- Não tem que agradecer,pois o senhor merece isso e muito mais!-diz Raimundo.
- Bom,temos que ir.-diz Clarice.
- Desejo tudo de bom a vocês!-diz Daniel.
Raimundo estava muito feliz!Pode compreender o porquê de sua vida estar antes daquele jeito. Raimundo teve um filho e colocou o nome deste menino de Daniel, em homenagem ao bondoso Daniel, que recebera a notícia de que havia falecido. A vida de Raimundo nunca mais foi à mesma.
O que vivemos é o que plantamos, e se vivemos uma vida de desgraça,isso é fruto de nossos erros. A harmonia, o amor e a felicidade estavam presentes na vida de Raimundo. As pessoas que vivem na vadiagem não chegam a lugar algum,mas aqueles que vivem corretamente vão além.
O orgulho, o egoísmo e o dinheiro não trazem a felicidade,mas o que traz a felicidade é a humildade,a bondade e o que temos dentro de si mesmos e como agimos e pensamos.