A verdade liberta!

Por Edson Terto da Silva | 02/10/2012 | Crônicas

Dentro dos ensinamentos atribuídos ao mestre dos mestres, Jesus Cristo, os que dizem como é importante a verdade são os que muito atraem minha atenção. Os vejo com muita correção. A começar do principio que verdade só existe uma, ao contrário de versões ou  opiniões sobre determinadas pessoas ou assuntos.

Talvez eu seja um dos poucos que não concordam com a colocação simplista de que mentira contada várias vezes torna-se verdade. Para mim, fatos verdadeiros serão sempre verdades, enquanto as invenções, os boatos serão sempre mentiras. Principalmente em época de Eleição, não é raro ouvirmos verdades que viram boatos e vice e versa.

Também não é raro quem tenta enganar, negando verdades que lhes envergonham, o que não deixa de ser mais uma forma de mentir e enganar os menos avisados. De longe vem que não há ninguém tão justo a ponto de ter direito de apedrejar o maior dos pecadores, mas também não é certo deixar de apontar verdades para evitar que aqueles que mentem continuem mentindo, renegando passados que lhes envergonham e mesmo assim tentam continuar enganando.

Verdade só existe uma. Por isso, devemos, dentro das limitações impostas a todos nós, construir nossa vida em fatos que não nos envergonhem a ponto de termos que mentir, de renegar passado, enfim de tentar continuar enganando ou então atacando aqueles que nos apontam tais verdades, muitas vezes não na intenção simples de nos prejudicar, mas para que todos saibam e lembrem quem somos, com quem nos aliamos e assim possam decidir se estamos no caminho correto ou se tentamos continuar iludindo e por isso, também nos enganando.

Acho que, desde cedo, aprendi a lição que deveria ser dada por todos pais ou responsáveis: “Se possível, nunca mentir”, pois quem mente ou quem pede pra você mentir não quer outra coisa, senão enganar!