A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO SEGUNDO SEGUIMENTO...

Por Dina Mara Martins | 05/04/2017 | Adm

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NO SEGUNDO SEGUIMENTO PARA ENSINAR GEOGRAFIA AGRÁRIA DO BRASIL

Dina Mara Martins

[email protected]

 

1 – INTRODUÇÃO   

          Analisando o livro didático de Geografia do 6º ano do segundo seguimento do ensino fundamental, da editora Educacional, 2015 - autores, Elce Marília Silva F. Gama, Lucilene Lopes, Marcelo Lemos Lopes. – 1. Ed. – Belo Horizonte. No capitulo 2 que fala sobre a organização do espaço rural no Brasil, onde podemos fazer á utilização dos texto e das ilustrações presentes no livro supracitado, onde é possível observar a evolução da atividade agrícola do Brasil. O capítulo escolhido visa trabalhar a expansão da geografia agrária no Brasil. Como exemplo de uma das ilustrações contidas  no livro podemos observar na  imagem o homem do campo utilizando um carro de boi para arar a terra. O arado é capaz de descompactar uma camada de solo que pode chegar aos 40 cm de profundidade.

É possível observar, que os conteúdos presentes estão relacionados diretamente com a disciplina de Geografia Agrária do Brasil que estamos estudando neste período na Graduação, ou seja, que o professor estará utilizando o livro para explicar aos alunos a importância da expansão da agricultura nas regiões brasileiras para produção de alimentos e criação de animais, cultivando lavouras e domesticando animais. Colocando assim, o homem do campo como protagonista desta evolução no decorrer dos tempos, é mostrando que à atividade agrícola no passado, representou e ainda representa um marco histórico na organização socioespacial do Brasil.

 2 – DESENVOLVIMENTO      

Com tudo, podemos observar que o Ensino de Geografia em especial de Geografia Agrária do Brasil, visa possibilitar reflexões, sobre o velho e o novo desse cotidiano, assim como á utilizações dos materiais didáticos que está diretamente ligado ao desenvolvimento da Geografia nas escolas, onde os livros didáticos, em muitos casos este recurso foram e são orientadores das aulas de Geografia.

Podemos afirmar que os livros didáticos é uma importante fonte de aprendizado, eles são vistos como um elemento fundamental no decorrer da vida escolar do educado. No decorrer desse trabalho foi possível fazer a indagação: Qual a relação existente entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia nas escolas? A partir desta pergunta, o objetivo deste trabalho será de analisar o ensino da geografia agrária, utilizando o livro didático de geografia do 6º ano pelos professores do segundo seguimento nas escolas. 

 Através da leitura do livro didático foi possível analisar e identificar os efeitos da aprendizagem, buscando elementos discursivos que ajudaram a considerar a hipótese de que a abordagem regional e seus efeitos no espaço rural podem sim remeter-se aos conteúdos na escola como parte da aprendizagem. No geral, os textos contidos neste capitulo do livro didático organizado sob a lógica da abordagem no meio rural apresentam os aspectos naturais e humanos, sociais e econômicos para finalmente, integrá-los com os mostrados no tema escolhido deste livro que explica o desenvolvimento e a organização do espaço rural, onde podemos fazer as considerações sobre a evolução das atividades agrícola no Brasil.

No capitulo 2, é possível aprender como ás atividades desenvolvidas na área rural são importantes para a área urbana e vice-versa, com isso, foi possível perceber o quanto essa relação está presente na vida dos alunos, no dia á dia.

No texto do livro, mostra que os espaços rurais, predominam ás atividades relacionadas ao extrativismo, á agricultora e à pecuária. Esses espaços são constantemente transformados pelo homem ao longo do tempo, sendo organizados de forma a atender as suas necessidades.

Atividade: Planejamento para disciplina de Geografia – 6º série do segundo seguimento do ensino fundamental. 

Objetivo: Identificar características da paisagem rural e da paisagem urbana. 

Material: Folha sulfite, lápis, borracha, papel cartaz, tesoura, giz de cera e lápis de cor.

Conhecimento prévio: Diferenciar as paisagens urbanas das rurais. 

Atividade motivacional: Tempestade de ideais: Perguntar aos alunos se eles consideram as atividades mostradas nas imagens do livro importantes para eles? Que tipo de produtos elas lhe oferecem? Registrar no quadro todas as idéias. 

Encaminhamento metodológico: Relatar aos alunos que as atividades representadas nas imagens são muito importantes devido a sua contribuição na nossa alimentação, como mostradas na primeira imagem, os búfalos e na segunda imagem que mostra o trabalhador rural extraindo o açaí da natureza.           

Avaliação: Podemos Criar um jogo da memória. Cada aluno deverá desenhar em 4 cartões (3 pares de atividades rurais  que contenha os três tipos de extrativismo vegetal, animal e mineral, depois juntar todos os cartões e jogar com a sala toda. 

3 - CONCLUSÃO   

Através deste Trabalho foi possível concluir á importância do livro didático de geografia para ensinar em sala de aula a parte teórica da geografia agrária no Brasil, com dinamismo e inovação. Por isso o bom professor deve ver nele, um ponto de apoio, ou seja, um aliado que visa complementar a relação ensino aprendizagem no decorrer da vida escolar é com isso, integrar de forma critica o educando ao mundo onde vive. Contudo, podemos afirma que o conteúdo do capitulo 2 deste livro didático do 6º ano de Geografia visa ensinar para os alunos a importância da expansão do espaço rural no Brasil, através dos textos e principalmente das ilustrações, tais como, gráficos, mapas e imagens que ilustram o que ocorrem no desenvolvimento rural  do Brasil. Sendo assim o educando será capaz de ampliar a sua visão de mundo e com isso, formar sua própria opinião com relação aos mais variados conceitos sobre os acontecimentos vivenciados no seu entorno, seja, no meio urbano ou rural. 

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS  

 Livro didático – Elce Marília Silva F. Gama, Lucilene Lopes, Marcelo Lemos Lopes, Geografia ensino fundamental, 6º ano, 1. Ed. No capitulo 2. 

AZEVEDO, França Bruno.  A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS ...  http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/Poster/P%20%286%29.pdf  (Acesso em 06 de Março de 2016). 

SILVA, Andrade Ângela Maria. O Ensino de Geografia e os Recursos Didáticos: Uma Avaliação Inicial acerca dos materiais de ensino e livros didáticos. http://www.geografiaememoria.ig.ufu.br/downloads/259_Angela_Maria_de_Andrade_Silva_2008.pdf (Acesso em 06 de Março de 2016). 

http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/267342/mod_resource/content/3/Maciel (Acesso em 05 de Março de 2016). 

http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/319024/mod_resource/content/1/Texto%2002%20-%20Ivaine%20Tonini.pdf (Acesso em 05 de Março de 2016).

http://virtualmuseu.blogspot.com.br/2015_09_01_archive.html (Acesso em 29 de Março de 2016).