A utilização da Informática Básica na prática pedagógica
Por Baltazar Juraszek | 02/06/2011 | TecnologiaA utilização da Informática Básica na prática pedagógica
Atividade de Conclusão l
Questão-1:
Tendo em vista a necessidade de desenvolvimento humano no que diz respeito ao aprendizado escolar em seu cotidiano conforme a sua própria visão a conciliação com a utilização da informática básica na prática pedagógica se faz necessário para desenvolver novos métodos de trabalho.
Questão-2:
Incluir em seu aprendizado é dar oportunidade a todos os participantes o acesso à utilização da mídia como um meio de comunicação com os meios sociais mais distantes no que diz respeito às informações práticas e acessíveis a todo cidadão que dela necessitar.
Questão-3:
A informação de todas as áreas do convívio social, se utilizado com inteligência e consciência só trará benefícios úteis no seu aprendizado. Para tanto o professor deverá ter um mínimo de conhecimento na área, para que este possa dar suporte ao usuário aprendiz, para que este possa desenvolver seu aprendizado com excelência e o melhor aproveitamento possível. Com as novas técnicas industriais progredindo e adaptando suas teorias para aumentar as produções em quantidade e qualidade.
Questão-4:
Na verdade se a escola não oferecer equipamentos e espaço adequado, fornecendo um profissional conhecedor do manuseio da informática para auxiliar os alunos no momento de suas pesquisas a máquina tem pouca valia. É preciso que se façam projetos de ensino e aprendizagem com condições de serem desenvolvidos pelos membros escolares. Mas através de incentivo e liberdade de trabalho no laboratório de informática o aluno poderá desenvolver por conta própria seu trabalho de pesquisa somente com o as ferramentas que o computador lhes oferece.
Atividade de Conclusão ll
Objetivos Gerais;
Desenvolver o aprendizado necessário para o cotidiano do aluno que dele necessitar; aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis com a informática dentro da própria sala de aula.
Objetivos Específicos;
(1-) Distinguir e descobrir as funções do desenvolvimento humano que a informática básica traz para o conhecimento do aluno dentro e fora da sala de aula.
(2-) Descobrir as armadilhas que a informática poderá propor se esta não for utilizada com conhecimento e interagir o aluno nas descobertas do bem e do mal que este possa vir a propor ou oferecer ao aluno.
PLANO DE AULA
TURMA (6ª) Série
Aula-1; Desenvolver e formatar textos.
Aula-2; Descobrir as mais diversas formas de se usar o computador.
Aula-3; Apresentação dos trabalhos em forma de avaliação.
Registro de Observação das Aulas;
O positivo, que os alunos demonstraram muito interesse em produzir seus trabalhos conforme a orientação que lhes foi dada. Cada um teve o cuidado de corrigir seu próprio texto fazendo a correção ortográfica e sua formatação conforme lhes foi proposto.
A curiosidade ainda é a parte mais fascinante diante do computador. As novas descobertas de sua capacidade de desenvolvimento de seus próprios trabalhos fazem com que o aluno trabalhe mais e melhor.
Tem muito a ser melhorado e isso pode ser feito, através de trabalhos escritos e liberdade de trabalhar por conta própria com as máquinas, ou seja, quanto mais manusear mais se aprende a trabalhar com o computador.
Atividade de Conclusão lll
Sempre que forem utilizados os recursos disponíveis em prol do ensino e aprendizagem na sala de aula e que este seja feito através de projetos e auxilio de profissionais ou por alguém que tenha um mínimo de conhecimento na área, sempre terá um melhor aproveitamento e desenvolvimento em trabalhos de pesquisas em todas as áreas.
O aprendizado só acontece quando "o professor e o aluno" trabalham juntos na mesma direção. A tecnologia sendo utilizada com sabedoria, só vem contribuir para o desenvolvimento humano.
Fazem-se necessário que o professor seja um constante aprendiz e conhecedor da maioria das áreas de informatização para assim poder estar repassando e dando suporte necessário a seus alunos que por ventura venha dele precisar.
Autor
Baltazar Juraszek
Professor de Ciências Biológicas
Pós graduado em Ciências Biológicas e Educação Ambiental na netadisciplinaridade