A TUTORIA ONLINE COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO - APRENDISAGEM

Por DIEGO PEIXOTO DOS SANTOS | 12/12/2016 | Educação

O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento.  A educação a distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser melhor compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente.  Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional. Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: O tutor ensina? Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?

Tais questionamentos são respondidos quando vemos um crescente número de pessoas que, em seu cotidiano não têm tempo para frequentar faculdades, universidades ou até mesmo cursos de capacitação profissionais presenciais dando depoimentos na internet sobre o fator facilitador em seu desenvolvimento profissional com o advento de uma gama de cursos online. Dentro desse contexto, o papel do tutor online torna – se de grande importância, pois é o grande responsável pela condução do conhecimento a uma pessoa que, longe dos bancos escolares, deposita sua confiança em um aprendizado á distância e que, antes de iniciar o curso pretendido, já objetiva a prática e implementação dos conhecimentos em algum ramo empregatício específico da sociedade.

Em síntese, a formação ead traz à sociedade uma oportunidade ímpar de aprimoramento profissional com comodidade, responsabilidade e flexibilidade.