A Tomada De Decisão Pelo Empresário Das Microempresas De Serviços Assessoradas Pelo Escritório Mello De Contabilidade
Por Augusto Nascimento | 02/07/2008 | AdmPALAVRAS CHAVES: Contabilidade Gerencial, MPE´s, Informações Contábeis, Decisão.
Introdução: O presente artigo é o resultado das atividades rotineiras ocorridas no Escritório Mello de Contabilidade, no qual os microempresários chegam para pedir assessoramento, sobre como tomar decisão em relação a administração do seu empreendimento.Segundo Najberg e Puga (2003), estas empresas enfrentam dificuldades em decorrência de fatores como inexperiência na gestão, falta de planejamento, incertezas quanto à demanda do produto, quanto à concorrência e baixa capitalização. Isto faz com que as MPE`s sejam vulneráveis e muitas vezes permaneçam no mercado por apenas cinco anos de atividade, conforme pesquisa realizada em janeiro de 2003, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.
Pressupostos teóricos: Dentre os pressupostos teóricos adotados paraa assessoria na tomada de decisão ao empresário, é utilizado os conceitos do Dr.José Carlos Marion, que dá ênfase ao processo administrativo, onde diz:
"Ao se administrar uma empresa, os gestores estão frequentemente tomando decisões, por isso há necessidades de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão e o sistema de informação contábil proporciona uma visão dos fatos econômicos, financeiros e patrimoniais, ao mesmo tempo em que facilita o acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço." (Marion. 2003).
Metodologia do trabalho: Conforme orientam os Princípios que norteiam a Ciência da Contabilidade, A metodologia adotada, foi a leitura de livros pertinentes aos casos presenciados referente a tomada de decisão gerencial, estudados e comentados pelo Professor Dr. Marion, e os casos específicos de solução para tomada de decisãoadministrativa, trazidos pelos empresários clientes do Escritório Mello.
Considerações finais: O destaque demonstrado aqui, é à não utilização das informações contábeis na tomada de decisão por parte dos empresários, os quais justificam suas ações,declarando que as informações contábeis não refletem a realidade da empresa, por serem feitas para atender a exigências fiscais. Contudo, é através da informação contábil que espera-se demonstrar e quebrar o paradigma de queacontabilidade tradicional é meramente burocrática e que deve ser utilizada como ferramenta de apoio a decisão, proporcionando assim um melhor controle e planejamento das MPE´s.
OBSERVAÇÃO: O presente trabalho contou com a colaboração dos funcionários do Escritório Mello de Contabilidade, os quais também, sempre ouvem como os empresários da área de serviços, e de outros empresários, sobre como foram tomadas determinadas decisões na micro-empresa de sua propriedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PUGA, F. P. O Apoio Financeiro às Micro, Pequenas e Médias Empresas na Espanha,no Japão e no México. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br> Acesso em: maio de 2007.
*Professor do Curso de Contabilidade da FAI, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Graduado em Informática à Educação pela ULBRA-STM-PA, Pós-graduando em Docência para o Magistério Superior na FAI-PA.