A Tecnologia Facilita as Dificuldades da Vida

Por Silvio Camargo | 04/03/2018 | Tecnologia

1 A Tecnologia Facilita as Dificuldades da Vida.

2 Introdução.

A tecnologia atua de forma ativa na vida das pessoas contribuindo em vários fatores na vida cotidiana principalmente para com as pessoas com deficiência física.  No desenvolvimento tecnológico vale lembrar em cada projeto a ser criado pensar ao todo a deixar claro e fácil acesso com ferramentas adequadas, em geral.

 Principalmente a todas as pessoas com alguma deficiência seja ela deficiência auditiva, visão entre outras, desde inicio tecnológico vem se aprimorando rapidamente com crescimento muito rápido contribuindo largamente em todas as áreas seja ela médica, mecânica, humana onde ganhamos alguns anos em escala de desenvolvimento, alcançando níveis elevados e rápidos na educação, saúde e contribuindo fortemente na agricultura, indústria, logística, comunicação. A inclusão digital e Social tem contribuído gradativamente a o crescimento a altivez de cada pessoa onde desde pequeno tem algum acesso a tecnologia onde há poucos anos não se tinha esse desenvolvimento numeroso de crianças e jovens e adultos e idosos utilizando algum tipo de dispositivo digital.

A tecnologia vem crescendo e modernizando cada dia ficando de maneira fácil onde cada pessoa possa usar pelo seu próprio extintivo, onde tem se inúmeros meios de facilidade a pessoa com algum tipo de deficiência seja de alguma forma trazendo facilidade emotiva e realiza tória de sonhos de muitas pessoas que não poderiam andar ou praticar algum esporte, utilizando a tecnologia podemos ter algo de esperança de fabricar próteses e a melhorar a vida das pessoas.

 Estudando nos dias atuais em que não se tem na escola publica uma orientação de como utilizar de maneira educada a tecnologia, sem que haja algum prejuízo a sociedade não só pensar que sabendo ligar um aparelho tecnológico e entrar na internet já está bom, pois ainda muitos jovens e adultos que tem essa devida orientação onde cometem inúmeros erros tais como acessar algo inesperado, sites maliciosos, conteúdos ruins nada construtivos para sociedade tais como jogos maléficos a saúde ao publico.

Em análise critica em pleno século XXI ainda vemos algo em noticiários de alguns jovens infectados pela informação negativa exemplo jogos do mal prejudicando a saúde da sociedade.

Devemos contribuir e voltar a discutir sobre inclusão digital em nosso País, onde nossos governantes falam tanto em mudar a educação publica para melhor é tirado à matéria de informática das escolas onde poderia ter um profissional de tecnologia a orientar jovens e crianças a utilizar de maneira correta estes meios de informação importantíssimos nos dias atuais.                                                                                        

2.1 Contexto

A inclusão digital atualmente traz vários benefícios para toda população em geral a melhorar a vida de cada pessoa desde as crianças na aprendizagem escolar tem se o contato com as maquinas tecnológicas (computador), digitar textos e conhecer as ferramentas das redes sociais. Pensando no imenso crescimento da informática, atualmente estamos dependentes do uso intenso na era digital globalizado. Atualmente pensar como desenvolvedores de sistemas automaticamente têm a responsabilidade de pensar e agir de forma que consigamos abranger em que todas as pessoas possam usufruir e utilizar nossos sistemas informatizados  principalmente nas pessoas com algum tipo de deficiência física onde consigam de fácil acesso e utilização.

Nos resultados do censo demográfico de realização no ano de 2000 nos apontam que em cerca de 10% da população brasileira apresenta alguma forma de deficiência onde representa aproximadamente 24,5 milhões de  pessoas. Mesmo assim com uma quantidade grande da população contem algum tipo de deficiência encontrando se ainda dificuldades no meio social devido ás barreiras existentes, sendo elas arquitetônicas atitudinais e sistêmicas. (SASSAKI, 1998).

Contudo a tecnologia avançada, mas há grandes áreas a serem implantadas, áreas rurais até mesmo nas cidades onde há muitas famílias carentes onde não conseguem pagar o preço tão alto de uma mera mensalidade.  A informática explora a qualidade de vida contribuindo valorosamente a grandes soluções principalmente a pessoas com deficiência. Facilitando o acesso informação e aprendizagem indo além de uma simbologia formando a inclusão social, conquistando a sociedade, ultrapassando os obstáculos físicos ao conhecimento a conhecimento de um todo globalmente, ou seja, mundialmente.

Explorando em estudos sobre a deficiência a pessoa percebe, através de sua vivência corporal e interagindo com os meios midiáticos, o mundo a sua volta tendo a finalidade de recriar e criar formas a possibilitarem ampliando conhecimento sobre suas potencialidades mediante a interação com a máquina.

O mundo percebido é um mundo intercorporal, isto é as relações se estabelecem entre nosso corpo, o corpo dos outros sujeitos e o objeto, de modo que a percepção é uma forma de comunicação corporal que estabelecemos com os outros e com as coisas; (CHAUÍ, 2003, p.135).

Verificando de forma rigorosa a percepção dos sentidos, permitindo que as pessoas com deficiência entrem em contato com o meio externo, percebendo o mundo que é apresentado em uma relação, a exemplo de dados recolhidos em uma pesquisa, uma pessoa com paralisia cerebral. Porque não tem controle psicomotor manual utiliza movimenta o mouse com a ajuda dos pés. Enquanto outra usuária utiliza os comandos do teclado utilizando uma vareta presa na arcada dentária

A percepção depende das coisas e de nosso corpo, depende do mundo e de nossos sentidos, depende do exterior e do interior... trata de uma relação complexa entre o corpo-sujeito e os corpos-objetos num campo de significações visuais, táteis olfativas, sonoras, motrizes, espaciais, temporais e lingüísticas. A percepção é uma conduta vital.  Uma comunicação corporal com o mundo, uma interpretação das coisas e uma valorização delas (telas, feitas, agradáveis, desagradáveis, fáceis, difíceis, úteis, inúteis, desejadas, indesejadas, prazerosas, dolorosas, etc.), com base na estrutura de relação entre nosso corpo e o mundo; (CHAUI,2003,p. 135).

O ser humano no mundo com o corpo é estar engajado, amarrado, aberto ao mundo. O filosofo Merleau-Ponty (1994) modifica várias idéias de Hussel (2000). Para Merleau-Ponty (1994) a nova ontologia parte da afirmação de que todo ser humano está no mundo e de que o mundo é mais velho do que nós . Portanto a pessoa com deficiência é capaz de dar sentido ao mundo, conhecer e transformá-lo sendo uma consciência encarnada num corpo, habitado e animado por uma consciência. “ O corpo é o veiculo do ser no mundo, e ter um corpo é, para uma pessoa viva , junta se a um meio definido, confundir se com alguns projetos e engajar-se continuamente neles” (MERLEAU-PONTY, 1994,p.94).

Justificativa

Onde vivemos falamos tanto de educação e tecnologia avançada, mas ainda temos muito que aprender á falhas graves em nossa gestão publica em que se diga que estamos evoluindo pois, onde todavia não tem um professor de tecnologia nas escolas publicas para orientar os alunos e o mais importante a orientar os alunos com deficiência se querermos que nossos filhos aprendam a utilizar a tecnologia corretamente temos que pagar algum curso particular.

De muitas das vezes alguns pais não tem essa opção, em que muitos dessas crianças aprendem sozinhos a utilizar e de muitas vezes acessam algum site maliciosa e de aprender o uso incorretamente.

Caso tivéssemos mais investimentos na escola e ensinar tecnologia desde o primário com certeza teríamos excelentes profissionais e aproveitar a atividade 100% de aproveitamento sem que muito depender de outros países e ter que trazer mão de obra estrangeira para o Brasil.

Objetivo

Através do interesse da população conseguimos mudar a realidade de nosso País onde devemos lutar com perseverança unida e desmascarar e democratizar nosso País mudar a mentalidade dos governantes a ser modernos e fazer de bom uso de softwares de gestão e utilizar opinião publica para governar com transparência desde o nível federal ate o nível municipal.

Desde os primórdios falamos e estudamos alcançar algum objetivo mas há algo que nos atrapalha a crescer e chegar em um nível elevado de resultado para vivermos com qualidade de vida. Uma duvida que sempre passa pela população porque que as empresas privadas crescem? Através de uma excelente administração e treinamentos de qualificação os seus funcionários onde vemos treinamentos no órgão publico onde vemos seriedade nas administrações. Se nós pessoas sem ter algum estado deficiente já sofremos com as atitudes faltosas em nosso País imagina as pessoas com alguma deficiência física ou mental.

Ter por objetivo de crescimento e dissertação dos problemas que estão diante de nossos olhos, onde através da  educação e tecnologia as duas caminham juntas desde a década de 80 alcançaremos a resposta e solucionarmos nossos problemas se sermos indivíduos de avanço tecnológico e transparente.

Referências

CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo:

Martins fontes, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto

constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações

adotadas pelas Ementas Constitucionais nos 1/92 a 43/2004 e pelas

Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94. Brasília: Senado

Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1998.

SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., and CARVALHO, ABG., orgs. Tecnologias digitais na educação

[online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Available from SciELO

Books .

Artigo completo: