A sustentável leveza da vida

Por yasmin da silva sherman | 07/03/2016 | Frases

                        A sustentável leveza da vida

A natureza é feita de ciclos, tudo nasce, cresce, se reproduz, morre e renasce de outra forma, como uma eterna corrente, sempre mudando e sempre igual. E como corrente tudo está interligado, cada coisa precisa da outra para sobreviver e quando há um desequilíbrio tudo sofre.

Então chegamos a conclusão que não há nada de novo em se falar em sustentabilidade ambiental, afinal o meio se regula a mais tempo do que a humanidade anda na Terra.

E foi quando o homem apareceu que tudo desandou, com sua ganância e arrogância incríveis, quis se sobrepor à ordem natural das coisas, de tudo aproveitar e destruir, transformando cada coisa bela em vil metal para dominar a natureza e uns aos outros.

Assim chegamos a hoje, a mãe natureza tão oprimida que não consegue fazer o que lhe é próprio. E como prova, temos calor onde era frio, frio onde era calor, ventos furiosos, secas intermináveis.

A humanidade ao ver tudo isso acontecer ainda se pergunta: o que podemos tirar da natureza para continuarmos a consumir? Em vez de se perguntar o que pode ser feito pelo ambiente depois de tudo que ele fez por nós?

Não notam que a saída para a economia está em dividir o que já temos e que se continuar do jeito que está a injustiça sócio -ambiental só crescerá, visto que são sempre os mais pobres que primeiro sofrem com o desequilíbrio.

O meio ambiente nunca será sustentável, enquanto for metade, é preciso um ambiente completo para se renovar. Mas se atendermos ao grito pela vida que o ambiente emite a cada passarinho que canta e a cada plantinha que nasce em meio ao cimento, então talvez, só talvez, haja esperança para nós.