A sociologia da arte e suas aplicações hoje.
Por Roselaine Wegner | 01/05/2012 | FilosofiaResumo:
Este artigo refere-se a Sociologia da Arte e suas divergências tanto das artes quanto no estudo sociológico.
Introdução:
A intenção desse artigo foi abordar questões sobre o que seria a sociologia das artes, baseado em leituras como Vera Zolberg , Carlos Martins e outros autores relacionados com o tema.
Abordei conceitos do seria a arte e suas finalidades, o que é a sociologia e como é a sociologia das artes e onde se situa nos estudos de hoje.
A reprodução das obras de arte são importantes no sentido de aproximarem o indivíduo da real. Levando em conta de que a maioria das pessoas não têm acesso aos locais onde as obras originais se encontrem, é válido e benéfico que ocorram as reproduções para que estes indivíduos a conheçam.
Em geral, as obras originais se tornam conhecidas, públicas, quando são reproduzidas e assim se espalham a grande parte da população.
Com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, de sua existência parasitária, destacando-se do ritual. A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida.
A obra verdadeira, as reproduções, e o público:
A obra de arte original é autêntica, única, a reprodução dela não afetará sua “aura”, considerando que ela é autêntica, por vários fatores, foi a primeira, e a partir dela é que se dão as cópias.
As reproduções possuem sua importância pelo fato de tornar a obra original conhecida pelo espectador, que em grande parte não têm acesso aos locais onde a verdadeira se encontra.
O público,é beneficiado, pois através desta reprodução ele se aproxima da obra original.
A sensibilização do espectador não é a mesma de que se visse a obra original, a reprodução é diferente, possui um outro espírito, mas é uma forma de aproximação que ele terá em relação a obra verdadeira.
Considerações Finais:
O estudo realizado a respeito da obra original, de suas reproduções e a sensibilização do público possibilitou a compreensão sobre a diferença entre a obra original, as reproduções da mesma, e a maneira como o público as recebe, como as percebe e vê.
E segundo Walter Benjamin, a obra original não é afetada devido às reproduções da mesma, ela mantém sua aura, seu valor, e é única.
As reproduções são diferentes da original, não afetando-a, e com tais reproduções o espectador têm com maior facilidade acesso à original.
O espectador se beneficia pela aproximação através da obra reproduzida, considerando que boa parte da população não conhece a obra original, devido a ela estar num lugar fixo, no museu.
Referências:
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196.