A sociedade Industrial Moderna
Por sandro azevedo | 06/04/2009 | SociedadeA sociedade industrial moderna às vezes me dá a impressão de ser uma imensa máquina autopropulsionada. Ao invés de os seres humanos acionarem a máquina, cada indivíduo torna-se um pequeno componente insignificante, sem outra opção a não ser mover-se quando a máquina se move. O que gera essa situação é a retórica contemporânea de crescimento e desenvolvimento econômico, que reforça intensamente a tendência das pessoas para a competitividade e a inveja. E com isso vem a percepção da necessidade de manter as aparências...Por si só uma importante fonte de problemas, tensões e infelicidades.
A meu ver, criamos uma sociedade em que as pessoas acham cada vez mais difícil demonstrar um mínimo de afeto aos outros. Em vez da noção de comunidade e da sensação de fazer parte de um grupo, uma característica que achamos tão reconfortante nas sociedades menos afluentes, encontramos um alto grau de solidão e de perda de laços afetivos.
Apesar de milhares de pessoas viverem em grande proximidade, parece que muita gente, principalmente os velhos, não têm com quem falar, a não ser com seus bichos de estimação...
Sandro Nadine