A sensibilidade das Bochechas

Por Leonardo Freitas | 27/05/2010 | Resumos

Cristovão Buarque - ?Os estrangeiros?

Bochechas Desiguais

Uma dos artigos do livro de Cristovão Buarque ?Os Estrangeiros? é intitulada de ?Bochechas desiguais? e o foco principal dessa análise é a falta de sensibilidade por parte da maioria dos estudiosos sobre a desigualdade social no Brasil. Os mesmos observam a desigualdade com uma ênfase demasiada no fator renda, de fato a renda é um fator primordial, porém, analisar as bochechas permite uma análise muito mais sensível sobre essa desigualdade social.
De fato, as bochechas trazem um reflexo muito mais sensível da realidade social, uma vez que, e de se notar a drástica diferença que existe entre a bochecha de uma criança de classe média ou rica e de uma criança de classe baixa ou miserável. Em virtude de que, as bochechas refletem muito mais do que apenas o fator econômico, mas também mostram o nível de educação e cuidado da família com suas crianças, uma vez que as bochechas são um retrato fiel do meio em que essas crianças vivem, de maneira que é possível ter uma boa noção não só da classe social em que aquela criança pertençe, mas também se essa criança é esquecida pela família e que na maioria das vezes não consegue ter a alimentação necessária, ou até mesmo mínima, para ser uma criança saudável.
A grande crítica de ?Bochechas desiguais? vem de que a realidade social de um país amanhã é resultado da formação de nossas crianças hoje, e se formos um pouco mais sensíveis, facilmente perceberemos a existência de grandes desigualdades, principalmente entre nossas crianças.