A SAÚDE QUE VEM DO MAR

Por Izaara Alvarenga | 28/06/2009 | Saúde

A SAÚDE QUE VEM DO MAR

Cada vez mais pesquisas estão sendo realizadas no que diz respeito aos benefícios de uma alimentação rica em peixes.
Assim como uma nova pesquisa do Centro Médico da Universidade da Colômbia liderada por Richard J. Deckelbaum, que constatou que uma alimentação rica em óleo de peixe pode impedir a acumulação de gordura nas principais artérias corporais.
Os peixes são geralmente ricos em ácidos graxos ômega-3, que têm demonstrado benefícios em várias áreas da saúde e nutrição, tais como contribuir para a prevenção de doenças mentais e retardar algumas das deficiências associadas com o envelhecimento. Comer atum, sardinha, salmão e outros peixes de água fria parece proteger as pessoas contra as artérias obstruídas. Os ácidos graxos ômega-3 podem também baixar os níveis de triglicérides, um tipo de gordura frequentemente encontrado na corrente sanguínea.
Descobriu-se também que os ácidos graxos contidos no óleo de peixe inibem nitidamente a entrada de LDL colesterol , mais conhecido como o “mau”colesterol nas artérias.
Este fato está relacionado com a capacidade desses ácidos graxos diminuírem acentuadamente a lipoproteína lipase, uma molécula que retém o LDL na parede arterial. Esta descoberta provavelmente irá revelar-se muito importante como um novo mecanismo que ajuda a explicar os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 sobre a saúde cardíaca.
A pesquisa foi publicada no dia 5 de fevereiro de 2009 pela American Heart Association's Arteriolosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, e é apoiado em parte por subvenções provenientes do National Institutes of Health.

Escolha e conservação

Os peixes estragam rápido. Se corretamente manuseados, os gordos como a anchova, o salmão, a cavala ou o arenque, duram apenas uma semana depois de pescados; os peixes magros como o bacalhau e o badejo duram cerca de 10 dias.
Para ter certeza que o peixe que você está comprando é fresco, veja se ele tem um "cheiro de peixe" muito forte. Se você sentir este cheiro, não compre. Se comprar peixe inteiro, em filés ou postas, eles devem ser firmes e não macios ao toque.
Quanto as escamas devem ser claras e brilhantes, não viscosas.
Veja também os olhos do peixe: eles devem estar claros e não turvos. Também devem estar salientes e não afundados. Os filés e as postas de peixe devem estar úmidos. Fique longe se parecem ressecados ou enrolados nas extremidades.
É aconselhável preparar o peixe fresco no mesmo dia da compra. Geralmente o peixe estraga mais rápido do que a carne vermelha ou de ave.
O peixe inteiro normalmente dura mais do que filés ou postas. A qualidade é mantida se ele for congelado rapidamente.
Usufrua das variedades de alimentos e opte pelos mais saudáveis! Saiba escolher os peixes e faça uma excelente refeição. Sabor e saúde é realmente uma ótima união.

Izaara Alvarenga
Nutricionista