A Responsabilidade Sustentável das Empresas

Por Fagner Rodrigues Campos Ramos | 06/09/2017 | Adm

A RESPONSABILIDADE SUSTENTÁVEL DAS EMPRESAS: Um estudo na empresa Forteagro produtos agrícolas, no município de Guaraciaba do Norte-CE

Antônio Kennedy de Sousa Fernandes

Davi de Souza Meneses

Fagner Rodrigues Campos Ramos

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o conceito sustentabilidade empresarial e sua eficiência em uma loja de produtos agrícolas por meio de uma pesquisa, para que assim seja observadas as consequências e benefícios que pode ser levado tanto para seus colaboradores como para a empresa. O método utilizado para a pesquisa foi uma pesquisa de campo, teve como instrumento um questionário aplicado ao diretor dentro da empresa. Desta forma foi observado o nível de satisfação do diretor   e seu relacionamento entre os colaboradores e seus clientes, de forma a reconhecer o bem-estar dos colaboradores são formas eficazes de um melhor desempenho na empresa e um melhor alcance nos objetivos da empresa.

PALAVRAS CHAVE: Meio ambiente. Sociedade.Sustentabilidade.

1INTRODUÇÃO       

O tema sustentabilidade vem sendo abordado ao longo dos anos e tem ganhado cada vez mais espaço em todos os tipos de mídias, o que influencia de maneira  otimista na nova aparência que as empresas assumem a frente  da busca de uma produção que tenha impacto sustentável, dessa forma esse tema tem caindo sobre as grandes empresas em forma de melhoria em seus serviços, na busca de um trabalho sustentável que respeite o meio ambiente e traga benefício para a vida em sociedade, pois sabe-se que as empresas estão ligadas diretamente a poluição ambiental tendo em vista que o uso dos recursos naturais como fatores de produção são retirados em uma grande proporção acima de sua capacidade de renovação formando assim um consumismo incontrolável e irresponsável, os impactos causados por esse uso descontrolado na natureza causam grandes e graves danos ambientais e sociais.

Nos encontramos em um novo padrão a seguir, o da sustentabilidade no qual devemos pensar no mundo que busca conhecer e interpretar na sua totalidade e globalidade, com ética em suas relações. As ligações organizacionais têm origem e efeito no todo e as organizações precisamalterar suas ações e planejamentos voltadas a este novo entendimento. Esta aceitação a modelos mais sustentáveis aderem a uma estrutura não imediatista e sim uma visão de planejamento de curto, médio e longo prazo. Para isso a utilização de esquemas sustentáveis empresariais é imprescindível para a continuação e sucesso das organizações, todavia é imprescindível saber quais os principais empasses para as organizações na aplicação destes paradigmas de sustentabilidade empresarial.

O fundamental ponto de egresso para a sustentabilidade decorre pela correta e responsável utilização dos recursos naturais a fim de atender as necessidades das gerações atuais sem prejudicar a capacidade das gerações futuras em atender suas próprias necessidades. Assim,o progresso sustentável apresenta-se como a conciliação das tendências econômica, social e ambiental, tornando-se condutora para empresas em seus processos operação de produção, e principalmente comercialização de bens e serviços.

Cada vez mais o número de empresas empenhadas em desenvolver e edificar   este projeto ter aumentado, ainda muitas não sabem fazer essa diferenciação temática, e mais, não sabem como a responsabilidade sustentável poderá abrir e representar uma grande oportunidade em lucratividade, tanto em termos financeiros, como em termos humanos o que ocasionara uma boa imagem para qualquer empresa.

Assim sendo, este artigo tem como objetivo descrever a utilização de práticas de responsabilidade em relação à preservação do meio em que se vive através de uma visão empresarial estratégica que beneficie a comunidade, os funcionários da empresa, e reafirme seu compromisso sustentável diante da sociedade.

A justificativa para a elaboração deste estudo está em mostrar a importância e os benefícios de programas sustentáveis  introduzidos nas empresas, tanto para ela mesma, uma vez que contribuindo para o bem estar social e sustentável ela passa a ser mais bem vista nesse meio, para seu público interno (colaboradores, acionistas, diretores, etc.), que com um ambiente agradável trabalham com motivação e os resultados obtidos são mais satisfatórios, como para atores externos à organização (comunidade, parceiros,meio ambiente, etc.), pode se detectar que a  sociedade em geral passou a ter um olhar mais direcionado e assim  priorizar empresas que tem respeito com o meio ambiente.

Principalmente pelo fato de essa discussão acerca da importância de preservar a natureza ter sido mantida acesa ao longo dos anos porém ainda não obter resultados satisfatórios. Se analisarmos o atual cenário social no qual a maioria dos países e suas grandes empresas continuam a emitir gases poluentes em grande escala e acordos como os feitos em Paris no ano de 2015 encontram-se sob tensão a partir do momento em que o presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, demonstrou sua intenção em retirar-se desse acordo veremos que a preocupação tem sido ainda maior envolta desse assunto.

 Dessa forma compreendemos a tamanha necessidade da implantação de novas metas de atuação empresarial com uma visão focada na continuidade e preservação dos recursos naturaise que tenham seus efeitos positivos e principalmente  valorizados em grande escala diante da atual sociedade a fim de que grandes empresários e gestores dos países sejam aliados diante dessa nova visão de empresa  que busca o respeito mútuo e o quanto essa mudança se faz necessária para o cenário não só brasileiro, mas mundial.

Artigo completo: