A RESPONSABILIDADE DO EMPRESÁRIO E DOS AGENTES COLABORADORES NA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Por Lavinia Feitosa Silva Assunção | 18/06/2018 | Direito

A RESPONSABILIDADE DO EMPRESÁRIO E DOS AGENTES COLABORADORES NA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Companhias de telefonia móvel: o abismo existente entre o ser e o dever ser em relação à prestação de serviços das operadoras de telefonia celular.

Gabriela Madeira Rodrigues[1]

Jessylana Evely Bucele Castro[2]

RESUMO

O presente artigo aborda de forma genérica a responsabilidade do empresário e dos colaboradores na qualidade da prestação de serviços e na oferta de bens e de forma específica, volta- se para a questão das companhias de telefonia móvel no tocante às reclamações e déficits nos seus serviços bem como a disparidade do que é previsto no contrato e o que de fato acontece nessa relação de contraposição: fornecedor X consumidor. Mediante esses e outros fatores, os serviços de telefonia móvel que surgiram com a tentativa de sanar as dificuldades de comunicação acabam por agravar o quadro dos consumidores quando, em suma, causam desconforto e desrespeito para com os que confiam, aderem e acreditam em um serviço que é propagandeado pela mídia, gera contraprestação (onerosidade) e acaba por não alcançar o resultado almejado: satisfação dos clientes.

Palavras- chave: Responsabilidade do empresário. Agentes colaboradores. Companhias de telefonia móvel. Consumidor. Satisfação dos Clientes.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade percebemos que o uso do telefone celular tem se intensificado e abandonado à classificação de ser apenas objeto de luxo para, a partir de então ser qualificado como pertence de necessidade, haja vista que o fator comunicação é inerente ao ser humano, principalmente com tantas atribuições no trabalho, ordem de serviço, resolução de problemas e acima de tudo: o tempo hábil em que todas essas informações precisam transitar. Por estes e outros motivos as companhias de telefonia móvel vieram ao mercado com a tentativa de sanar maiores dificuldade de comunicação. O que será discutido no presente artigo está relacionado à responsabilidade das companhias de telefonia móvel no que tange ao cumprimento da função de garantir qualidade nos serviços prestados desde o recrutamento dos seus agentes colaboradores até o resultado final ao qual as mesmas se comprometem.

A relevância do estudo sobre o referido tema está na persistência das reclamações feitas aos órgãos de defesa do consumidor, alicerçada nos noticiários propagados pela mídia, no tocante à prestação de serviços de telefonia móvel, seja por uma cobrança de conta em duplicidade, falhas ou ausência de sinal sem nenhum aviso prévio aos consumidores.

A importância da abordagem do assunto pode ser inserida também no interesse em buscar alternativas que proporcionem um melhor atendimento e prestação de serviços aos consumidores no que se refere à telefonia móvel, haja vista que as reclamações sobre os serviços são unânimes.

Mediante esses e outros fatos, faz-se essencial um levantamento de informações sobre as reclamações dos consumidores perante um serviço que lhe é assegurado através de um contrato, bem como apontar as possíveis causas para tal déficit que vai desde o processo de recrutamento dos funcionários até o resultado final de forma que esses resultados incentivem debates entre a comunidade acadêmica e fomentem a pesquisa científica a ser desfrutada por nossos pares.

Em suma, o que se pretende com o estudo da delimitação desse tema no que tange ao meio empresarial é analisar as ofertas de serviços das companhias de telefonia móvel, e o processo de recrutamento dos funcionários, bem como apresentar e discorrer sobre a importância da responsabilidade do empresário no recrutamento dos seus funcionários. Se faz necessário também a exposição dos dados estatísticos no tocante aos rankings de reclamações na prestação de serviços pelas operadoras de telefonia móvel.

A pesquisa é do tipo exploratório, em relação aos objetivos, pois procura-se empregar conhecimentos sobre o tema. E do tipo bibliográfica, em relação aos procedimentos técnicos, pois se baseia em materiais anteriormente escritos, além de ser precedente inicial de toda pesquisa. Assim, irá se utilizar de livros, artigos científicos, legislação e a coleta de informações acerca do assunto a ser discorrido.

Artigo completo: