A RELEVÂNCIA DO EDUCADOR NA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA

Por Flávio Santos Brito | 05/07/2018 | Educação

Autor: Flávio Santos Brito

Orientador: Paulo Sergio Guimarães Pinto

1. RESUMO

O presente artigo visa compreender através de um estudo dirigido a respeito da Relevância do Educador na utilização das Novas Mídias Tecnológicas em sala de aula, tendo como aspectos principais, O educador como agente principal no processo, formação continuada e educação através das tecnologias de comunicação e informação. Este estudo foi realizado no Colégio Sophia, no bairro de Itapuã em Salvador/BA, onde se percebeu que investir apenas nos recursos sem preparar o profissional para este método de ensino não se obtém resultados esperados. A pesquisa tem como base referencial teórico, através de pesquisa bibliográfica e método de observação ao longo do estudo.

PALAVRAS CHAVE: Mídias Tecnológicas; Papel do Educador; Formação ontinuada.

2. INTRODUÇÃO

O presente artigo visa analisar as relações entre as novas mídias tecnológicas como ferramenta pedagógica e sua utilização no desenvolvimento comunicacional e informacional, bem como o papel do educador na utilização das mesmas em sala de aula no processo ensino- aprendizado.

Entender como estas tecnologias estão conquistando seu espaço na educação e sua contribuição para uma educação com mais qualidade, mais rapidez e sua extrema interação entre alunos e professores e demais estruturas do saber, independente do tempo, espaço ou da distância.

Atribuir valores na utilização destas tecnologias tem sido um grande desafio para os educadores, pois, os alunos já nascem em um mundo onde as informações e os processos comunicacionais são ressignificados em curto espaço de tempo, e as escolas e educadores que não se adequarem a este novo conceito terão dificuldades de acompanhar o processo de desenvolvimento educacional dos tempos atuais.

A pesquisa foi desenvolvida durante o ano letivo de 2017 no Colégio Sophia como objeto principal de estudo o corpo docente da instituição. Durante todo o primeiro semestre desenvolvemos projetos diversos objetivando sempre a inclusão das ferramentas tecnológicas em prol de um melhoramento, no desenvolvimento, no processo de construção de saberes, não se limitando apenas aos livros, mas, também, possibilitando uma ampliação em escala a nível municipal através de vídeos conferências com outras instituições. Embora a instituição realize um investimento considerável em relação às tecnologias em seu contexto diário, 90% de seu corpo docente não estão aptos para lidar e desenvolver métodos que possam contribuir para melhoria do processo ensino aprendizado, pois, grande parte não está atualizada e resistem ao uso das ferramentas disponíveis. Por conta disso, o estudo foi realizado para assegurar e fomentar a importância da formação continuada não somente neste aspecto tecno-pedagógico, mas de um modo geral. O professor como mediador neste processo, deve está adaptado, apto a lidar com estas novas práticas no cotidiano, para melhor entender as formas de pensar, agir e construir novos saberes. Neste primeiro momento da pesquisa, feito todo um processo de observação para identificarmos as principais causas dos resultados abaixo do esperado.[1]

O projeto tem como base a metodologia bibliográfica descritiva, pautada em diversos especialistas em educação e tecnologias.

Entendemos que as novas tecnologias têm influencia no desenvolvimento do cognitivo humano e estas ferramentas surgem como mais um fator mediador na construção de novos saberes ampliando o potencial humano. Atenta-se que esta troca de saberes através das tecnologias de comunicação e informação nos possibilita resultados inovadores e transformadores, pois segundo Maturana.

Sem dúvida, a interconectividade atingida através da internet é muito maior do que a que vivemos há cem ou cinqüenta anos através do telégrafo, rádio, ou telefone. Todavia nós ainda fazemos com a internet nada mais nada menos do que o que desejamos no domínio das opções que ela oferece, e se nossos desejos não mudarem, nada muda de fato, porque continuamos a viver através da mesma configuração de ações (de emocionar) que costumamos a viver.(2001,p.199)

Muitos são os saberes e suas infinitas formas de aprendizado, pensando nisto, Nazari e Forest (2002) pesquisam sobre as tecnologias e suas contribuições no processo ensino-aprendizado, partindo de uma ótica onde as tecnologias, agente motivacional na construção de ambientes virtuais de estudo em caráter multidisciplinar, dando ênfase às interfaces gráficas (hipertextos) em áreas diversas do saber científico formal e informal, aproximando cada vez mais a troca e construção de novos conhecimentos que nos faz repensar e desenvolver uma releitura sobre o papel do educador e das tecnologias nas praticas docente.

Por este viés este trabalho objetivou uma atenção maior ao uso das tecnologias da comunicação e informação como um paradidático como força transformadora no processo de ensino-aprendizado, bem como também discutir o processo de formação continuada do educador.

Artigo completo: