A RELEVÂNCIA DO CIEP ROBERTO BURLE MARX PARA A COMUNIDADE GUARATIBANA

Por MARCIO LUIS FERNANDES | 26/02/2025 | Geografia

Neste breve texto, buscaremos caracterizar o contexto geográfico no qual está inserido o CIEP 362 – Roberto Burle Marx, bem como um breve histórico sobre a Unidade Escolar foco do presente Projeto Político-pedagógico. Pensamos que o resgate dos saberes locais exigem o (re)conhecimento das especificidades da localidade em que a comunidade escolar esteja inserida. A partir deste enlace, torna-se possível a construção de uma pedagogia onde a educação patrimonial, atrelada aos artefatos simbólicos do lugar, seja focalizada.

No mais, a construção da identidade de uma escola, de maneira nenhuma, pode desconsiderar as especificidades do lugar onde ela está inserida. Uma pedagogia do afeto – baseada na cidadania e na autonomia – só é possível quando o contexto geográfico é considerado. Como um aluno pode se sentir bem eu um espaço com o qual ele não se identifica? Como uma professora pode se realizar como tal em meio a uma realidade com a qual ela não comunga? Como alguém pode valorar um processo de ensino-aprendizagem se o espaço em que a escola está inserida não nos completa? Indagações como estas nos levam a pensar em uma pedagogia centrada na geografia onde o lugar (a escola, o bairro...) em suas especificidades não pode ser negligenciado.

INTRODUÇÃO 

No último biênio (2023-2024), o projeto político-pedagógico (PPP) do CIEP 362 – Roberto Burle Marx teve como tema “Lendo o mundo, resgatando saberes, (re)construindo a escola”. Pensamos que - para dar conta de abarcar a leitura do nosso mundo vivido, o resgate dos nossos saberes tradicionais e a reconstrução de nossa escola – torna-se necessário o resgate de nossa identidade. O nosso bairro possui uma identidade que não deve ser negligenciada. Da mesma forma, a prática pedagógica em nossa Unidade Escolar deve estar associada às nossas especificidades históricas, geográficas, culturais e assim por diante. Pensamos que seria uma temeridade conceber uma escola, uma pedagogia, desconexa do contexto em que o nosso querido CIEP-362 inserido. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo trazer uma abordagem histórica e geográfica de Ilha de Guaratiba, incluindo o CIEP que é parte integrante do lugar, a fim de tornar possível o resgate dos saberes locais atrelados à nossa identidade. Comecemos esta jornada trazendo um resumo da longa construção geográfica de Ilha de Guaratiba. 

Artigo completo: