A relevância das áreas do conhecimento na formação e atuação do profissional contábil
Por Rafael de Oliveira Esteves | 17/11/2016 | Adm
RESUMO
O trabalho apresentado abaixo tem o objetivo de apresentar a cooperação das disciplinas cursadas neste período e também das diversas áreas, para contribuir com a formação acadêmica e profissional do contador, mostrando sua atuação no mercado de trabalho, desta forma, essa contribuição colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências deste futuro profissional.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados instrumentos variados como a metodologia do trabalho cientifico, pesquisas bibliográficas, a busca em sites de pesquisa cientifica, elaboração de gráficos, entrevistas realizadas com docentes da PUC-MG e, também, com profissionais que se encontram frente ao mercado de trabalho em grandes sociedades empresárias, a saber: MASB e Toshiba.
Por meio das pesquisadas concedidas com a atuação do contabilista percebemos que com as constantes mudanças e exigências do mercado contemporâneo que vai de encontro ao desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social e sustentável, o profissional em questão deve estar sempre atualizado, tanto por meio de especializações acadêmicas quanto ao dinamismo profissional, sempre articulado ao trabalho multiprofissional e multidisciplinar. Por tanto, estar atento às informações diárias, no que tange a economia do país e do mundo e, também, no que incita ao direito que por ser uma ciência inconclusa, há sempre mudanças de leis que envolvem esta profissão de contabilista. Sendo assim, esses conhecimentos contribuem para que este profissional possa realizar e orientar nas mais precisas tomadas de decisão, além de importar a importância que a formação humanística tem para com a sociedade, olhando não apenas cumprir com as determinações do mercado, mas também com a formação ética incumbida da moral de cada indivíduo.
PALAVRAS-CHAVE
Profissional Contábil, Áreas de atuação, Áreas de conhecimento, Tomada de decisão, Sociedade Empresária, Direito, Responsabilidade profissional, Dados Estatísticos.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho reuni todos as áreas de conhecimento estudos neste período, Introdução a Macroeconomia, Direito I, Filosofia, Contabilidade Básica e Estatística.
Tendo como objetivo definir esses conhecimentos dentro da pratica diária de um profissional contábil, mostrando também as influencias destas áreas na rotina deste contador, comprovando por meio de entrevista e pesquisa, feitas em livros, baseada no Código Civil e em sites da web.
Mostrando a importância dos efeitos causados por estes conhecimentos, como a relação direta entre o direito e a rotina do profissional contábil, contando eu utiliza-se leis em seus contratos, em formação de uma sociedade empresarial. Em Macroeconomia vemos estes efeitos em função da política monetária, cambial e fiscal.
E como principal influencia e causadora de efeitos, temos a Contabilidade básica, que tem como estudo o patrimônio, acumulação, resumo e interpretação dos fenômenos que afetam as situações financeiras e econômicas das entidades.
2 contribuição das diferentes áreas do conhecimento para que a contabilidade atinja seus objetivos
Hoje, mais do que nunca, é preciso ter visão abrangente das novas condições de trabalho exigidas pelo mercado globalizado. Vivemos uma era de intensas mudanças em ritmo acelerado. Todas as profissões estão passando por um processo de reflexão, para avaliar se a sua atuação está de acordo com os novos preceitos e exigências impostas pelo fenômeno da globalização.
Diante desse quadro, é necessário que o profissional contábil adquira novas qualificações e capacitações gerenciais para ultrapassar as ameaças provocadas pelo ambiente externo e por um mercado bastante competitivo.
Para que o profissional contábil suporte os desafios que se sucedem, urge o esforço no sentido de evoluir os conhecimentos específicos, globais e emocionais como ferramenta indispensável do ser humano no processo de geração de informação contábil, tanto em termos técnicos quanto comportamentais. Iniciativa, coragem, ética, visão de futuro, habilidade de negociação, flexibilidade, capacidade de inovar e criar, e, sobretudo, conhecimento de sua área de atuação, são alguns desafios apontados para o profissional contábil atual.
Na pesquisa realizada demonstra no gráfico 1o objetivo pelo qual as farmácias de Belo Horizonte normalmente consultam seu contador:
|
Gráfico 1: Com que utilidade as empresas veem a contabilidade, pesquisa realizada
em farmácias na cidade de Belo Horizonte em 2012.
Na pesquisa levantada com 12 (doze) farmácias em Belo Horizonte, pode-se concluir que as empresas consultam seu contador quando necessitam das informações contábeis para uma tomada de decisão mais segura em possibilidade de fazer novos investimentos, ou seja, as empresas conseguem compreender a importância das informações contábeis e as utilizam não somente para diminuir os valores dos tributos mais também para melhorar seu faturamento e produtividade, demonstrando a importância do profissional contábil em estar bem informado sobre as diversas áreas de conhecimento para atender as necessidades das empresas.
É, portanto, pretensão deste trabalho destacar o papel do profissional contábil diante da nova realidade, exigida por uma audaciosa politica de ação nos processos, forças externas que condicionam os padrões vigentes de qualidade profissional baseada em tecnologia, técnica de trabalho e comportamento ético inquestionável.
A área de atuação do profissional contábil é ampla. Além de exercer atividades em empresas privadas, públicas, estaduais ou paraestatais, há ainda, a possibilidade de realização no trabalho por iniciativa particular, como profissional liberal. As diversas áreas de atuação podem ser visualizadas na figura abaixo:
Figura 1- Diagrama Resumo das alternativas de atividades da Profissão Contábil.
Fonte: MARION, 2003, p.29.
Conforme se pode observar há muitas oportunidades para esse profissional.
De acordo com Marion e Santos (2007), a contabilidade é uma profissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, permitindo mais de duas dezenas de especialização, porém os mesmos autores afirmam que apesar das inúmeras vantagens “[…] não existem milagres no processo de obtenção do sucesso profissional. Há necessidade do desenvolvimento equilibrado das ‘duas pernas ’que permitem a realização profissional: a competência e a ética”.
As questões relacionadas com a área contábil são hoje muito discutidas, devido às novas necessidades profissionais na contabilidade, e assim, os autores de uma forma em geral, vêm apresentando várias abordagens relacionando quais seriam as competências e habilidades que são hoje indispensáveis para esse profissional. Pois conforme citado anteriormente o profissional contábil está inserido em um mercado que proporciona grandes oportunidades, sobretudo, assim como em qualquer outra profissão, competências e habilidades devem ser buscadas e mantidas.
O profissional de Ciências Contábeis poderá atuar em diversas áreas, tanto da iniciativa privada quanto da iniciativa pública, o profissional de contabilidade possui um campo vasto, com diversas possibilidades de atuação, dentre as quais podemos citar:
Profissional Liberal sendo aquele profissional que trabalha por conta própria e presta serviços na sua área de trabalho;
Analista Contábil faz o levantamento das necessidades e estudos sobre as formas de funcionamento da empresa onde está desenvolvendo o seu trabalho, procurando fornecer várias ofertas de soluções para satisfazer os objetivos do cliente;
Perito Contábil, de modo geral, reveste-se de grande importância por examinar e trazer à luz da verdade fatos obscuros que, para serem esclarecidos, dependem do conhecimento de profissionais habilitados de capacidade técnica-científica e de consciência ética;
Auditoria se define como: uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada; quer ocorrido, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados. (SÁ, 2000, p.25). Ou seja, a auditoria é uma investigação de dados para verificar se os registros contábeis estão exatos que pode ser realizada internamente ou externamente. O auditor interno é funcionário da própria empresa ou possui relação com esta, cuja sua principal função é verificar se as normas internas estão sendo seguidas. Já a auditoria externa realizada por um profissional sem nenhuma relação com a empresa que será auditada, cuja função é emitir um parecer sobre as demonstrações financeiras. (CHERMAN, 2001);
Segundo Brito (2007) “O contador é a pessoa responsável por fazer o registro contábil de uma empresa, acompanhar os dados e indicar qual regime tributário e instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios”.
No gráfico 2, supõe uma situação em que o governo desobrigasse todas as empresas de apresentar a escrituração fiscal e se elas continuariam mantendo os serviços contábeis.
|
Gráfico 2: A importância da escrituração fiscal, caso o governo desobrigasse
apresentar a escrituração fiscal, pesquisa realizada em farmácias da
cidade de Belo Horizonte em 2012.
Esta análise de resultado comprova o gráfico 2, onde justifica que as empresas reconhecem a importância das informações contábeis e não caracteriza as práticas contábeis apenas para sanar as obrigações fiscais e sim uma fonte de informações que possibilita gerir melhor a empresa norteando a produção e a situação financeira da empresa, dando mais uma vez ênfase na importância do profissional contábil ter um conhecimento em diversas áreas para estar sempre preparado e qualificado.
De uma forma mais simplificada, é preciso a compreensão de várias áreas do conhecimento para que o profissional contábil consiga ter um pensamento crítico e compreender as informações contábeis e repassá-las aos seus usuários, pois cada informação especifica da Contabilidade está ligada à uma ênfase metodológica, como por exemplo, os relatórios contábeis que devem ser editados baseados por informações sociais, tributárias, sistêmicas, macroeconômica, é preciso entender de seus direitos, leis vigentes para adequar as informações contábeis aos relatórios.
[...]