A RELEVANCIA DA DIDÁTICA COMO MEIO DE APRENDIZADO NO ENSINO SUPERIOR

Por izabelle epifanio | 28/03/2018 | Educação

RESUMO

Esse estudo trata da importância da didática para o professor do ensino superior e tem por objetivo analisar como a didática pode auxiliar o professor nos cursos presenciais de nível superior. Como objetivos específicos pretende-se conceituar a didática, citar os aspectos positivos da didática, identificar os recursos didáticos e relatar como a didática norteia a pratica. Assim sendo, este artigo tem como objetivo mostrar a importância da didática para o professor do ensino superior, pois ela norteia o docente para os desafios da educação e na relação professor-aluno, ela auxilia o professor universitário como lidar com as questões contraditórias de ensinar e aprender no espaço acadêmico. Este estudo trata-se de um trabalho dissertativo, onde a pesquisa sobre o tema contribuiu para a constatação prática do conceito de didática no ensino superior. Isto nos levou a realização de uma análise interpretativa e crítica no decorrer da elaboração do trabalho. Esse estudo conclui que os depoentes apresentam uma leitura superficial a respeito da problemática em questão, não havendo clareza sobre a didática no sentido pedagógico - que abarca as questões sócio morais e a formação do cidadão crítico.

Palavras-chave: Didática. Ensino.Pedagogia.

INTRODUÇÃO

Esse estudo trata da importância da didática parao professor do ensino superior e tem por objetivo analisar como a didática pode auxiliar o professor universitário. Como objetivos específicos pretende-se conceituar a didática, citar os aspectos positivos da didática, identificar os recursos didáticos e relatar como a didática norteia a pratica.

Sendo assim cabe questionar: a didática pode auxiliar o professor no ensino superior? Tal problemática nos leva a seguinte hipótese: sim, a didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos pedagógicos e as ferramentas necessárias para o ensino. 

Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa bibliográfica que segundo Cervo et al (2007), pode ser realizada independentemente ou como parte constituinte de uma pesquisa descritiva ou experimental. Para os autores esse tipo de pesquisa se“constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”. (CERVO, 2007, p.61).

Em sintonia com vários estudos na área é fundamental entender melhor e compreender a importância da didática para o professor do ensino superior, considerando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem.

Sendo a didática um dos ramos da pedagogia, que trazem métodos, técnicas pedagógicas e recursos de ensino para atenderem as atuais demandas profissionais. Haja vista que a didática é uma disciplina de caráter teórico-prático não se resume apenas a técnicas de orientações didáticas, mas subentendem também aos aspectos teóricos, ao mesmo tempo o ideário pedagógico e os desafios da prática. Sob este contexto a didática cria possibilidades para o professor universitário além de dominar também transmitir saberes, prepara o docente para ter uma postura positiva perante o aluno e orienta o professor a assumir seu papel social e político.

Assim sendo, esta artigotem como objetivo mostrar a importância da didática para o professor do ensino superior, pois ela norteia o docente para os desafios da educação e na relação professor-aluno, ela auxilia o professor universitário como lidar com as questões contraditórias de ensinar e aprender no espaço acadêmico.

A organização deste artigo dispõe de conceitos de didática, assim como aporte teóricos sobre os recursos didáticos e finaliza tecendo  as considerações sobre a didática enquanto norteadora da prática.

Artigo completo: