A Relação entre Ergonomia e Conforto e a Importância de sua Aplicação

Por Rodrigo Cardoso Viana | 09/12/2016 | Engenharia

Resumo: Este artigo objetiva pontos relevantes da relação entre a ergonomia e o conforto. Os conceitos visam um entendimento do conforto ergonômico, os seus conceitos, diferenças, as relações entre ergonomia e conforto e a importância de conciliar o confortável com o ergonômico tanto na área profissional quanto na vida pessoal. Neste trabalho também é apresentado uma pesquisa que mostra a dificuldade de relacionamento dos estudantes relacionado ao caput deste artigo. Fazendo-se valer o valor desta pesquisa, será mostrada a importância do conforto e da Ergonomia e que podem ou não estar relacionados entre si.
Palavras chaves: Conforto, Ergonomia e Normas Regulamentadoras.
Abstract: This paper aims at relevant points in the relationship between ergonomics and comfort. The concepts aim at an understanding of ergonomic comfort, its concepts, differences, the relationships between ergonomics and comfort and the importance of reconciling the comfortable with the ergonomic both in professional and personal life. This paper also presents a research that shows the difficulty of students' relationship related to the caput of this article. For the value of this research, it will show the importance of comfort and Ergonomics and that may or may not be related to each other.
Keywords: Comfort, Ergonomics and Regulatory Standards.
2
 1. CONTEXTO Alguns conceitos semelhantes para a palavra conforto citam uma sensação de bem estar, tranquilidade, comodidade, dentre outras condições. FISHER (1975) fala do significado de um estado, expresso por outros autores de várias maneiras: estado de alivio, encorajamento ou consolo. O estado em que as necessidades fisiológicas básicas de sobrevivência são satisfeitas.
O termo Ergonomia, deriva do grego, "ERGON", que significa Trabalho e "NOMOS" que significa Leis ou Regras, atribuindo-se a sua denominação a MURREL (1965). MURREL ainda diz que a Ergonomia procura optimizar as condições de trabalho segundo critérios de eficiência, conforto e segurança.
Já A. LAVILLE (1977) define Ergonomia como uma tecnologia que agrupa e organiza os conhecimentos de modo a torná-los úteis para a concepção dos meios de trabalho. O mesmo A. LAVILLE (1977) diz que Ergonomia é uma arte quando trata de aplicar os conhecimentos para a transformação de uma realidade existente ou para a concepção de uma realidade futura.
A união destes termos gera o conforto ergonômico, a Ergonomia que agrupa normas para um trabalho seguro obedecendo a critérios de segurança e a Conforto que agrupa sensações de segurança, tranquilidade, bem estar, alívio e etc.
Enfim, a fase de detalhamento do trabalho nos mostra uma maneira de alinhar o conforto ergonômico em nossas vidas destacando os principais tipos de conforto e os relacionando com as regras de trabalho e Ergonomia.

Artigo completo: