A Questão do Judaismo

Por Jocelito De Deus Gonçalves | 10/11/2015 | Religião

 JUDAISMO E SUAS ORIGENS

 

 Jocelito De Deus Gonçalves[1] 

A corrente do judaísmo é considerada a religião dos judeus, pois Judá era o nome dado na época grega. Seria aquele que luta com Deus, nas palavras de WILGES (2008, p. 53) nome dado a Jacó após a sua luta com Deus. O judaísmo é a primeira religião monoteísta[2] a parecer na história. Tem como crença principal a existência de povos um Deus, o criador de tudo. O Judaísmo foi a primeira religião monoteísta da história da humanidade (mais de três mil anos) e, apesar de ser a menor em número de fiéis (cerca de 15 milhões, maior parte desses na América do Norte e Israel), é uma das grandes religiões abraâmicas, junto com o cristianismo e islamismo.

Judaísmo é uma palavra de origem grega (Iudaïsmós) para o topônimo "Judá". Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.O livro sagrado dos judeus é o antigo testamento. ‘‘ O livro do povo judaico começa pelo ano 1700ª. c com Abraão. Fundador: Moises, porque ele deu ao povo os Des mandamentos, que são considerados a pedra base do judaísmo’’ (WILGES, 2008, p. 53).

Judaísmo seria como uma primeira ferramenta para construir uma casa, pois foi Deus quem a relevou e a partir dessa ideia nasce as demais religiões na face da terra.

Deus se revela através dos acontecimentos, através da palavra dirigida aos profetas. Uma das formas desta palavra é a lei (Torá), que é como a consciência formulada do povo. Deus se revela pela sabedoria que nós encontramos no mundo, sua ordem e sua harmonia (WILGES, 2008, p. 54).

Isso acontece pelo esforço das viagens de Abraão, que se deslocava até Caldéia para Babilônia e Canaã, e por ultimo o grande Egito. Isaac e Jacó também são grandes profetas do Judaísmo. Em 500 a C o Judaísmo também se estabelece depois da guerra na Babilônia, é a tribo de Judia que volta. E a partir disso ele constrói seu tempo. Pra Wilges (2008) a muito judeus fora da terra santa se estabelecendo em vários lugares, neste modo o judaísmo se destaca no mundo todo como uma grande religião.

Jerusalém ainda é o templo dos judeus. Porém “no ano de 70 dc os romanos destroem o templo e dispersam o povo” (WILGES, 2008, p.55). Na época da ditadura de Adolf Hitler, os que mais sofreram foram os povos judeus que acabaram sendo explorados e sacrificados. Entretanto os povos judeus sempre foram batalhador e nunca deixaram de lutar pelos seus direitos, exceto pela sua fé.

Outra questão do povo judeu são seus costumes que são estabelecidos no cotidiano, Wilges (2008) nos mostra que o pecado por exemplo para os judeus é uma ofensa antes de tudo a Deus, sendo uma falta de amor na própria vida. Na questão da morte segundo Wilges (2008) não a outro lugar para se viver. O que se deve pensar é como se dá os modos da fé dos judeus, ou seja os rituais acontece desde o nascimento de criança que é realizado oito dias depois do nascimento. Sobre a moral para o povo judeu se acontece da seguinte forma segundo Wilges (2008):

Além dos dez mandamentos há muitas leis a observar. Não se deve comer carne de camelo, de coelho, lebre porco e tudo o que nas águas vive e não tem barbatana nem escama, pois são animais impuros. Proíbe-se também comer animais não-sangrados, pois sangue é a sede da vida. Sábado é o dia de descanso. O judeu piedoso não deve trabalhar nem fazer trabalho em sua casa. O sábado começa a partir da caída da noite de sexta-feira (WILGES, 2008, p. 59).

Por muitas razões é difícil definir em uma só palavra o que é ser judeu e o que é o judaísmo. Segundo algumas tradições rabínicas, uma pessoa pode ser considerada judia mesmo que não acredite em Deus, somente por ter tido uma mãe judia. Neste caso ele seria considerado o que alguns chamam de judeu biológico, mas não um verdadeiro judeu. Há quem diga ainda, que para ser um judeu completo é preciso seguir à risca todos os preceitos do Torá e que aceite os chamados “Treze Princípios da Fé”.

No judaísmo eles também acreditam em um Messias, mas ele irá aparecer no futuro e vai ser o responsável por reunir novamente o povo de Deus em Israel. Neste momento, eles acreditam que os mortos serão ressuscitados e que o templo de Jerusalém será reconstruído. A também as festas que acontece na época da páscoa celebrando a libertação do Egito segundo Wilges (2008). E as suas orações acontece três vezes ao dia, para que o dia todo seja abençoado segundo os judeus, sobre a mulher judia pode assumir obrigações religiosas mesmo onde estaria isenta, e que - assim como acontece em todos os campos da sociedade atual - almeja participação igualitária nos campos rituais e religiosos, muitas mulheres judias reclamaram o direito de estudar nos mais altos níveis acadêmicos religiosos a fim de se formar como rabinas e desempenhar as ações de líderes religiosas e comunitárias. O Judaísmo difere também do Cristianismo na doutrina do pecado original, não interpretando a história de Adão e Eva como a perda da Graça pelo homem, e não procurando tirar da alegoria do Jardim do Éden quaisquer lições ou regras sobre a natureza humana.

  

REFERÊCIAS

WILGES, I.S. Cultura Religiosa: as religiões no mundo. Petrópolis, Vozes, 2008.



[1] Acadêmico do Curso de Filosofia na Faculdade Sant’ Ana: celitodedeus@hotmail.com

[2] É o que aceita um único Deus.

Artigo completo: