A PSICOLOGIA BÍBLICA DO SUCESSO (III)

Por Paulo de Aragão Lins | 10/07/2009 | Psicologia

A PSICOLOGIA BÍBLICA DO SUCESSO (III)

 

Vamos ver, agora, dois fatos bem interessantes da Bíblia, mostrando como existe um universo espiritual e real sobreposto a este universo falso e material.

 

O Poço Escondido

 

Sara, esposa de Abraão, expulsou sua escrava egípcia que dera à luz a Ismael. Quando ele foi pelo deserto, sua água acabou-se. Vejamos o que ela fez:

 

“Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos, e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chegou”. Gn 21.15,16.

 

Que terrível drama, não é verdade? Na sua angústia Hagar via apenas o deserto, a falta de água, a iminente morte do seu filhinho. Ela estava com sua “visão maior” fechada, por causa DAS CONTINGÊNCIAS MOMENTÂNEAS.

 

Mas, algo aconteceu que nos deixa estupefatos e mostra-nos como Deus pode dar-nos uma visão mais próxima da Verdade que é Ele mesmo:

 

“Abrindo-lhe Deus os olhos, VIU ELA poço de água e, indo a ele, encheu de água o odre e deu de beber ao rapaz”. Gn 21.19.

 

Isto não lhe dá vontade de gritar de gozo espiritual? Não abre novos horizontes em sua vida?

 

Vamos ver, agora, o outro exemplo.

 

O Exército Invisível

 

O profeta Eliseu foi cercado pelos siros, porque o rei da síria queria prendê-lo, pelo fato de ele avisar, por meio de profecias, todos os movimentos daquele exército contra os israelitas. Vamos ver o que relata a própria Bíblia, daqui em diante:

 

“Então enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então o seu moço lhe disse: Ai! Meu Senhor! Que faremos?” 2 Rs 6.14,15.

 

Vemos aqui outra pessoa cercada de CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS e acreditando mais nas circunstâncias, do que no grande Deus que estava sobre tudo aquilo.

 

Será que Eliseu, o profeta de Deus, também acreditava assim?

 

“Ele (Eliseu) respondeu: Não temas; porque MAIS são os que estão conosco do que os que estão com eles”. 2 Rs 6.16.

 

Então Eliseu via algo mais. Eliseu era um “vidente” (profeta) e podia ver além das sombras que eram as forças inimigas. Vejamos o desfecho de tão maravilhosa experiência:

 

“Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te QUE LHE ABRAS OS OLHOS para que veja. O Senhor ABRIU OS OLHOS do moço, e ele viui que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. 2 Rs 6.17.

 

Vê o que acontece com quem anda na visão superior das coisas de Deus? Isto é para qualquer um que creia. Só é necessário CRER PARA VER.

 

“Não te disse eu que SE CRERES, VERÁS a glória de Deus?!” Jo 11.40.

 

Em Genesis 1.27,28, vemos Deus ordenando ao homem para sujeitar a terra e DOMINAR sobre ela.

 

Em Eclesiastes 2.26, lemos esta tremenda afirmação:

 

“Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer AO HOMEM QUE LHE AGRADA; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, A FIM DE DAR ÀQUELE QUE AGRADA A DEUS”.

 

É isto mesmo que está escrito na Bíblia?!!!

 

É, sim. Isto é a Bíblia. Isto é a Palavra de Deus. Isto é verdade absoluta. Esta é a verdadeira senda do êxito. É mais, muito mais do que simples Psicologia. É soberania divina. Deus fazendo o pecador ajuntar e amontoar, para dar ao homem que lhe agrada.

Isto também pode acontecer... Com você!

 

Mas, como agradar a Deus? Existe, por acaso, uma fórmula? Sim, existe. Ela também está na Bíblia. Ei-la:

 

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus...” Hb 11.6.

 

Ora, se sem fé é impossível agradar a Deus, como então agradar-lhe? Pela fé, é claro! Tendo fé, agrada-se a Deus. Amém! Glória a Deus!

 

Continuemos passeando pelas páginas do Livro Sagrado e vejamos mais alguns tesouros ao nosso alcance. Leiamos Provérbios 10.22:

 

“A bênção do Senhor ENRIQUECE, e com ela não traz desgosto”.

 

O que espera? Você crê em TODA a Bíblia? Então, creia que ele nos dá em abundancia aquilo de que necessitamos. Verdadeiras riquezas, materiais e espirituais.

 

Leiamos, agora, 1 Timóteo 6.17:

 

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que ABUNDANTEMENTE NOS DÁ TODAS AS COISAS para delas gozarmos”.

 

Você crê que a Bíblia foi toda escrita visando você? Então crê corretamente. Ora, se toda a Bíblia foi escrita visando a nós, esta promessa é nossa ele nos deu TUDO!

 

O que Paulo quis dizer por TUDO? Será que falou apenas de alguns bens materiais? Será que falou de um TUDO limitado? Não! Veja o que diz no princípio do versículo:

 

...seja o mundo

                        TUDO É VOSSO!

 

...seja a vida,

                        TUDO É VOSSO!

                       

...seja a morte,

TUDO É VOSSO!

 

...sejam as coisas presentes,

TUDO É VOSSO!

 

...sejam as futuras,

TUDO É VOSSO!