A preocupação com a saúde e a celulite

Por Thamires Souza | 16/08/2012 | Saúde

Todo atleta de ponta sabe que deve cuidar da saúde. Com as Olimpíadas de Londres, isso ficou mais evidente. Corpos sarados, pele perfeita e saúde invejável. Era isso que víamos a cada prova e diante de nossos olhos desfilavam verdadeiras modelos como as musas do vôlei ou mesmo os meninos da equipe de Bernardinho. Toda essa preocupação, no entanto, é deixada de lado quando se fala em celulite. É incrível ver que, mesmo corpos perfeitos apresentam, vez ou outra, uma celulite ali perdida. Isso não é necessariamente um problema, mas considerando que toda mulher é vaidosa, cuidar do corpo e não descuidar da estética acaba sendo um fato constante. É por isso que hoje, neste artigo sobre beleza e saúde, abordarei o que é a celulite, como ela se manifesta e quais os tratamentos para diminuí-la e até mesmo eliminá-la. Portanto, se você é esportista e, por exemplo, gosta de andar de motos, leia este texto, pois mais que falar de celulite, falaremos sobre saúde.

A celulite é o mesmo que obesidade?

Embora provoque um efeito estético semelhante ao da obesidade, não tem nada mais em comum. A celulite é uma degeneração da hipoderme ou camada profunda da pele, caracterizada por um acúmulo de líquido nesta camada e uma degeneração fibrosa da derme. Mas se manifesta com maior frequência em pessoas gordas...
Pode aparecer tanto em pessoas magras como em obesas, mas a tendência à obesidade é um fator a ser levado em conta.

Qual a causa então?

Embora não se saiba com exatidão, acredita-se que fatores de natureza hormonal e metabólica estejam envolvidos. As publicações especializadas em beleza ou moda feminina dedicam muito espaço a celulite.
É lógico, já que a celulite afeta a uma porcentagem muito alta de mulheres e, por outro lado, rara em homens.

Por que afeta mais as mulheres?

Provavelmente por razões hormonais, já que costuma aparecer após a puberdade, na gravidez e menopausa.

Existem fatores predisponentes?

Em muitos casos existe uma predisposição genética hereditária, a que se soma o fato de alguém possuir pé chato, varizes ou deformações na coluna vertebral. Influi ainda a falta de exercício físico, o abuso de tabaco e álcool, uma alimentação com excesso de calorias e intervalos irregulares entre as refeições.

E como afeta à pele?

Aparece como um engrossamento formado por nódulos dispostos irregularmente. A pele se torna dura e se pinçada adota o aspecto característico de casca de laranja.

Que partes do corpo são mais afetadas?

Costuma localizar-se nas mamas, partes laterais do tronco, coxas, nádegas, panturrilha e face interna dos braços.

É dolorosa?

Pode ser, embora dependa de cada caso em particular. Geralmente a dor ou desconforto aumentam com
o tato ou com o atrito das roupas, objeto externo; por exemplo, um leito ou uma cadeira de rodas.

Qual o prognóstico?

A parte os transtornos que pode acarretar e seu desagradável efeito estético, não é uma doença grave.

Há algum tratamento eficaz?

Ainda que não se tenha descoberto nenhuma substância capaz de curá-la, a massagem e a ginástica são de grande ajuda. Também se utiliza diversos aparelhos de calor para provocar sudorese: banhos de vapor, ozônio e oxigénio; banhos de vapor à baixa temperatura (37-45°C), e raios infravermelhos que podem ser associados a raios ultravioletas. A aplicação destes aparelhos, assim como a massagem, devem ficar a cargo de um especialista.

Quanto tempo costuma durar o tratamento?

A duração varia de acordo com o indivíduo, é mais curta se a celulite é de aparecimento recente. No caso de ser antiga, pode demorar anos até que se obtenha um resultado satisfatório.
Nas revistas femininas anuncia-se cremes, massagens, sabonetes, roupas íntimas de plástico, faixas elásticas, etc.

Isto serve para alguma coisa?

Não existe um produto que possa eliminar a celulite. Mas como para a afecção estão responsabilizados fatores de ordem psicológica, por pequena que seja a melhoria que estes produtos proporcionem, a paciente confiará no tratamento, confiança que por sua vez auxiliará na luta contra o problema.

Não há nenhum outro meio mais rápido e eficaz de combatê-la?

Pode ser a celulite um transtorno que preocupa a cada dia mais e mais mulheres, de quando em quando os médicos anunciam tratamentos definitivos, como diversos medicamentos, injeções locais, ionização, etc. Todavia, estes tratamentos são muito complicados e seus resultados, em geral, pouco satisfatórios.
Parece que é possível se recorrer a uma intervenção cirúrgica...
Nos últimos anos os avanços em cirurgia plástica contribuíram para um melhor resultado no que diz respeito à celulite; as cicatrizes; o tempo pós-operatório mais curto e os resultados espetaculares. De qualquer modo, uma intervenção cirúrgica comporta uma série de problemas que se deve tomar seriamente em consideração, antes de recorrer-se a ela para resolver uma questão de ordem estética.

É conveniente seguir um regime dietético especial?

Já dissemos que a alimentação é um fator predisponente para a celulite; portanto, uma alimentação correta e adequada ajudará sempre a combatê-la, embora não eliminá-la.