A Prática Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado com Alunos Surdos...

Por Fabio Luís do Nascimento Oliveira | 25/01/2017 | Educação

A Prática Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado com Alunos Surdos no Processo de Aprendizagem Bilíngue na EMEF Exp. Wilson Malcher

1. INTRODUÇÃO 

A educação de pessoas surdas é um tema que levanta muitas preocupações, pois segundo pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior, apontam que um grande número de alunos surdos, que passaram anos nos sistemas de ensino, no processo de escolarização, apresentam competências educacionais abaixo do desempenho de alunos ouvintes, sem contar que a única diferença entre os dois sujeitos, é apenas a capacidade de ouvir, visto que suas habilidades e competências cognitivas são semelhantes. As inadequações destes sistemas de ensino são apontadas, em grande parte, como responsáveis por estes dados, visto que, é de responsabilidade destes sistemas, propor medidas que favoreçam o desenvolvimento de todos.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ocorre nas escolas públicas como forma complementar ou suplementar ao ensino regular, atendendo os alunos matriculados na escola, estabelecendo mediações pedagógicas através de adequações de materiais e metodologias específicas que atendam às necessidades educativas que estes alunos apresentam.

O atendimento aos alunos surdos no AEE, envolve como elemento básico da comunicação professor-aluno, o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para tanto, cabe ao professor conhecer a LIBRAS para oportunizar a esse aluno, estratégias, recursos e metodologias adaptadas para a aprendizagem tanto dos sinais, quanto do correspondente em Língua Portuguesa (LP). Utilizar esses recursos no processo de letramento e alfabetização do aluno surdo, proporciona uma formação bilíngue, pois reconhece e valoriza a Língua de Sinais como inerente à cultura surda, e aumenta sua apropriação da forma escrita da Língua Portuguesa, enquanto forma de comunicação social da cultura ouvinte, na qual o aluno está inserido.

No período que envolve do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, no qual a alfabetização tem prioridade, estabelecer a importância do AEE com alunos surdos na formação bilíngue, constitui bases que servirão para todo um aprendizado escolar e acadêmico desses alunos, pois a compreensão da Língua Portuguesa, na leitura e na escrita pelo surdo, só será eficaz se este fizer a devida relação e interpretação do significante com o significado correspondente na sua língua materna - LIBRAS.

Com base nessas considerações, este estudo tem como objetivo abordar questões ao ensino e aprendizagem dos alunos Surdos inclusos nas escolas  10 regulares de ensino, no Atendimento Educacional Especializado - AEE, e analisar a importância da prática pedagógica na aprendizagem desses alunos, onde esta proposta pauta-se, numa abordagem bilíngue de educação, onde seja respeitada e valorizada a identidade e cultura do Ser Surdo, repudiando qualquer forma de discriminação ou de situação de desvantagem, seja por deficiência ou outra situação.

Assim, desenvolver competências leitoras, interpretativas e significativas, podem e devem ser trabalhadas pelos professores que atuam no AEE, adaptando materiais didático-pedagógicos, criando estratégias de mediação dos conhecimentos, reconhecendo e valorizando a cultura surda como igual à cultura ouvinte.

Diante disso, a realização desta pesquisa justifica-se pela relevância que a temática apresenta, pois, este estudo buscará saber como as práticas pedagógicas no AEE com alunos surdos acontecem e de que forma a educação bilíngue é trabalhada para proporcionar um ensino efetivo e significativo aos alunos Surdos no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Com relação à metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho, foi utilizada a pesquisa exploratória, tendo como objetivo, proporcionar uma visão geral, aproximativa, acerca de determinado fato, e de caráter quantitativo e qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica, como instrumento para se refletir sobre questões, como surdos e ouvintes, incluídos e excluídos, direitos e legislações. A pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo uso de instrumentos estatísticos; por outro, lado a pesquisa qualitativa concebe análises mais profundas em relação ao fenômeno estudado. A pesquisa qualitativa mais do que índices, busca significados, mais do que descrições, busca interpretações, mais do que coleta de informações, busca entender os sujeitos e suas histórias (GIL, 2002).

No sistema educacional existem algumas especificidades que necessitam ser estudadas e repensadas para um ensino igualitário e de qualidade, dentre elas está a alfabetização do aluno surdo. Nesse sentido, o professor do AEE e do Ensino regular tem papel fundamental, uma vez que estão diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem desse aluno. Por isso, fazem-se necessários estudos que busquem entender esta problemática com a finalidade de contribuir para o seu enfrentamento e busca de soluções.

Portanto nesta pesquisa destacou-se alguns autores, tais como Mazzotta (2005), Quadros (2006), Damázio (2010), entre outros.

11 Esta monografia estruturou-se a partir do referencial teórico, que buscou contextualizar historicamente o Atendimento Educacional Especializado na educação especial no Brasil, seguidos pelos aspectos legais e teóricos da Educação Especial com alunos Surdos dentro da perspectiva da Educação Inclusiva. No capítulo seguinte, intitulado "A Prática Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado com alunos surdos no processo de aprendizagem bilíngue na EMEF Expedicionário Wilson Malcher", destacou-se a contextualização teórica e prática da educação bilíngue com alunos surdos, o enfoque metodológico e os dispositivos legais, bem como o trabalho pedagógico em conjunto entre os professores do ensino regular e do AEE.

Em seguida, apresentou-se a metodologia que faz alusão à trajetória da pesquisa, dando ênfase ao tipo de pesquisa, a coleta de dados, bem como o público alvo, em que as informações foram recolhidas, através de questionários e entrevistas.

Por fim, a partir das análises, interpretações e das discussões dos dados, foram apresentados os resultados das informações coletadas sobre a prática pedagógica no Atendimento Educacional Especializado com alunos surdos no processo de aprendizagem bilíngue na EMEF Expedicionário Wilson Malcher, em Macapá, Amapá.

Artigo completo: