A PRÁTICA DA CAPOEIRA NUMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL
Por Kelison de Souza Rodrigues | 30/10/2017 | EducaçãoKelison de Souza Rodrigues[1]
Léia Silva de Souza[2]
Wenderson Cruz da Silva[3]
[1] Pós Graduando em Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. E-mail: kelisonsouza90@gmail.com
[2] Pós Graduando em Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. E-mail:leia.ss32@gmail.com
[3] Mestre em Educação em Ensino de Ciências da Amazônia.E-mail: cruz_wenderson@hotmail.com
RESUMO
A prática da Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar numa visão Multidimensional viabiliza novos métodos didáticos e pedagógicos. Analisar a prática da Capoeira na Educação Física Escolar na perspectiva dos Temas Transversais referente aos (PCN’s). A compreensão desta temática é colaborar para o entendimento do público alvo, alunos do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas. A pesquisa culminou como sendo uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário com alunos da rede pública estadual e municipal da cidade de Manaus, totalizando em 100 alunos, 50 alunos de cada rede de ensino. A de ressaltar que a maioria dos alunos reconhece a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar. Os alunos rede pública estadual consideram a Capoeira como esporte, enquanto os alunos da rede pública municipal vêem a Capoeira como luta. Os alunos de ambas as instituições, sabem que a Capoeira pode ser realizada na visão dos (PCN’s). A grande parcela dos alunos de ambas as instituições atribui o Tema Transversal Saúde como o eixo norteador. Em síntese a Capoeira tem peculiaridades que se justapõem um pouco a cada manifestação (dança, luta, esporte, jogo, ritual) podendo ser desempenhada através dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Palavras- Chave: Capoeira; Educação Física Escolar; PCN’s; Temas Transversais.
ABSTRACT:The practice of Capoeira in School Physical Education classes in a Multidimensional vision enables new didactic and pedagogical methods. To analyze the practice of Capoeira in Physical School Education from the perspective of the Cross-Cutting Themes related to (PCN’s). The understanding of this subject is to collaborate for the understanding of the target public, Elementary School students from two public schools. The research culminated as a qualitative research, with the application of a questionnaire with students from the state and municipal public network of the city of Manaus, totalizing in 100 students, 50 students from each teaching network. It should be noted that most of the students recognize Capoeira as the content of Physical School Education. The students state public school consider Capoeira as a sport, while the students of the municipal public network see Capoeira as a struggle. The students of both institutions know that Capoeira can be realized in the view of (PCN's). The great part of the students of both institutions attributes the Transversal Health Theme as the guiding axis. In summary Capoeira has peculiarities that juxtapose a little to each manifestation (dance, fight and sport, game, ritual) and can be performed through the National Curricular Parameters.
KEY WORDS: Capoeira; Physical School Education; PCN's; Transversal Themes.
1. INTRODUÇÃO
A prática da Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar numa Visão Multidimensional viabiliza novos métodos didáticos e pedagógicos e sendo desempenhada noaspecto dos Temas Transversais reminiscentes aos (PCN’s), propagando aulas criativas despertando o interesse em aprender, sendo um presságio para a visão crítica e o desenvolvimento biopsicossocial[1] dos alunos. E por que a Capoeira não é praticada nos estabelecimentos de ensino da rede pública de Manaus, mesmo sendo um componente da Educação Física Escolar?
O objetivo norteador desta pesquisa foi analisar a prática da Capoeira na Educação Física Escolar, na perspectiva dos Temas Transversais concernentes aos (PCN’s). Face ao exposto, pretende-se desenvolver este projeto de pesquisa com vistas à análise da prática da Capoeira no viés deste componente curricular nas escolas da rede pública de Manaus – Amazonas onde o público alvo será os alunos do Ensino Fundamental Nível II, que por meio desta pesquisa possibilitará que os mesmos saibam que a Capoeira é um elemento das aulas de educação física e que pode ser desenvolvida por meio desta e outras abordagens e que promovem novos conhecimentos aos estudantes.
A pesquisa culminou como sendo uma pesquisa qualitativa, através de uma investigação de campo idônea para aplicação de um questionário semi-estruturado abrangendo a amostra do estudo, alunos da rede pública estadual e municipal da cidade de Manaus, totalizando em 100 alunos, 50 alunos de uma escola estadual e 50 alunos e uma escola municipal, as coletas de dados foram realizadas num período de 15 dias corridos, no mês de outubro de 2016.
A pesquisa de campo está embasada com o referencial teórico na seguinte ordem condizente Segundo capítulo que se intitula: A Capoeira e sua História, uma Trajetória de muitos Nomes; enaltecendo o surgimento, a origem e as contribuições desta manifestação de multiplicidade cultural trazidas por migrantes (escravos) vindos do continente africano, perpassando por toda sua disseminação e seu processo de aceitação na sociedade revelando todos os percalços como a marginalização e aceitação desta manifestação cultural e as grandes conquistas como a sistematização e organização desta arte de valor imaterial. Por conseguinte no terceiro capítulo cognominado: A Capoeira no Âmbito Escolar uma nova forma de ensinar a Educação Física: divulgando todos os avanços deste seguimento com a contribuição de abordagens didáticas e pedagógicas que norteiam o sistema educacional nacional e das leis federais que protegem esta manifestação cultural, promovendo o senso crítico e o exercício da cidadania dos alunos. No quartocapítulo que abrange os resultados dos gráficos condizentes com as perguntas: A importância da Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar? Ressalta que a maioria dos alunos tem ciência que a Capoeira é um conteúdo desta disciplina. A visão dos alunos considerando a Capoeira como? Esporte, Luta ou Dança? Os alunos da rede pública estadual consideram a Capoeira como esporte devido sua institucionalização e sistematização, enquanto os alunos da rede pública municipal vêem a Capoeira como luta devido ao uso de todo o corpo e a sua gama de golpes. A Capoeira podendo ser realizada no espectro dos (PCN’s) na Educação Física Escolar melhoraria as aluas? A maioria dos alunos de ambas as instituições públicas, tem conhecimento que a Capoeira pode ser realizada na visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais nas aulas de educação física. E os Temas Transversais que podem ser trabalhados em consonância com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar? A grande parcela dos alunos das duas escolas visitadas atribui o Tema Transversal Saúde como o eixo norteador desta abordagem didática...