A Postura do Gestor Democrático no Ambiente Escolar - Capitulo 3

Por Arilza Mendonça Paulo Leonez | 24/10/2019 | Educação

RESUMO

O presente artigo científico, tem como objetivo apresentar um estudo sobre a postura do gestor democrático no ambiente escolar, abordando entendimento preparando formas de como coordenar uma instituição com reflexões promovendo um diálogo constante com a equipe escolar. O artigo se ampara nas fundamentação teórica,  argumentando em teorias como Libâneo (2004), Alonso (1988), Dutra (1996) e entre  outros. A pesquisa buscou verificar o método de proposta do corpo docente escolar diante do gestor, a importância da postura do gestor democrático mediante a instituição escolar e o perfil do bom gestor. Mediante a pesquisa fez com que o gestor averiguar-se a postura de um trabalho democrático na instituição, buscando apoio de todos  que formam o ambiente. Além de participação, da autonomia e do trabalho coletivo, outro elemento importante para o desenvolvimento da gestão democrática é a transparência de ações portanto dialogar, ouvir, coordenar, respeitar o próximo, ter boa expressão, manter sempre metas são características essenciais para assegurar o perfil do gestor.

Palavras-chave: Gestor, diálogo, Instituição e Equipe.

1. Introdução

O presente relatório tem por objetivo mostrar a importância da postura do gestor democrática no ambiente escolar, por ser o principal articulador na construção do processo de aprendizagem para melhor desempenho no desenvolvimento do trabalho coletivo, dando subsídios nos processos decisões de mudanças e desafios numa gestão participativa. A abordagem retrata a importância da postura do gestor diante de uma equipe e de construir um ambiente que permite o trabalho em equipe. Dando analisa como o gestor é fundamental que compostura para suportar as adversidades do seu dia-a-dia, buscando novos caminhos para melhor instituição de ensino. Podemos averiguar como desafios a serem enfrentados no seu cotidiano no ambiente escolar pelo gestor sempre planejando para o futuro criando novos métodos e estratégias junto com o corpo docente da escola. Torna-se indispensável na construção do Projeto Político Pedagógico está sempre regularizando a metodologia de ensino, com uma missão visa buscar a aprendizagem dos alunos favorecendo aos pais que fazem parte da escola. Diante desse processo lembra que o gestor é o principal articulador responsável pela escola, deve estar sempre com uma visão aberta buscando renova seus métodos diante de uma gestão democrática. De modo que gestor possa sempre está aberto a ouvir e discuti em termo de atitudes tomadas pela gestão educacional relacionada a instituição, comunidade e equipe, voltada ao contexto escolar. Dessa maneira a instituição te suportes de aprimorar a organização com base mostrandose positivo confiante no desenvolvimento do seu trabalho. Neste caso contribuir na construção de líder que a postura do gestor de ser flexível as mudanças com participação de todos da equipe escolar.

Numa instituição para que tenha bons êxito tem desenvolver e fortalecer o trabalho coletivo, promovendo reuniões devem estar a favor da escola, isto posto, não é imediato o sistema. Isto é possível, mas é preciso propor situações de como argumentar perante os funcionários, respeitando o momento e o espaço de cada um sem perder de vista os objetivos garantindo que o grupo pode interagir e convivam no ambiente agradável uns com os outros, aproximam-se não só palavra, cabe frisar um olhar amplo, um gestor, uma postura de corpo docente, estimulando e recebendo opiniões num processo constante de intercâmbio entre a instituição, tendo em meta uma relação interpessoal. [...]

Artigo completo: