A posição correta para amamentar e os tipos de bicos de seios

Por Wagner Ricardo | 10/04/2012 | Família

 A posição correta para amamentar:

A mãe deve saber segurar seu filho em uma posição correta e confortável para facilitar a amamentação tanto para ela quanto para o bebê. O corpo do bebê deve ficar totalmente voltado para a mãe para que ele possa posicionar sua boca no bico do seio da forma correta. Sua boquinha deve ficar livre para que ele possa sugar à vontade , assim o bebê ficará relaxado e feliz. Se o bebê não estiver em uma posição errada e não segura, podem ser produzidas feridas no bico do seio, fazendo com que a mãe sinta dor na hora da mamada, e o bebê pode se recusar a mamar. Um bom índício que o bebê está sendo alimentado na posição correta é quando as mamadas são mais longas, as sugadas são mais demoradas e a mãe não sente nenhum desconforto.

O fato de o bebê chorar sem motivo durante o período de amamentação não significa que ele esteja com fome. Geralmente, ele quer sentir mais carinho e proteção. Ele quer o colo, e às vezes os bebês precisam mamar para se sentir mais confortados. Desde que nasce, o bebê, deve mamar sempre que sentir vontade. Se caso ele dormir por mais de três horas, deve ser acordado com todo carinho para mamar. Lembre-se, quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Tipos de bicos de seio 

O bico do seio pode ser protuberante, isto é, bem projetado, ou pouco protuberante, menos saliente; pode ser achatado (plano) ou ainda, introvertido. Desses quatro tipos de mamilos, os dois últimos (achatado e introvertido) precisam ser preparados com massagens, para que fiquem prontos para a amamentação.

Como proceder as massagens: delicadamente, comprima a auréola em direção ao bico, procurando esticá-lo. O estímulo fará o bico protrair, então, deve agarrá-lo e dar leves “torcidas” para a esquerda e para a direita. Faça o exercício várias vezes ao dia e quando for amamentar para o bebê não ter dificuldades em prender o seio na boquinha e segurar o leite.

Saiba mais:

Não se deve oferecer chupetas e mamadeiras aos bebês em período de amamentação. S maneira de chupar é diferente e eles podem se desinteressar de mamar no peito, a mãe reproduzirá menos leite, fazendo com que o bebê reduza a frequência de mamar. O resultado é a subalimentação do bebê.

Quando o bebê não puder ser alimentado com o leite da própria mãe, a melhor alternativa é o leite de outra mulher saudável. Na falta dessa outra mulher que possa amamentar o bebê no seio existem os chamados “bancos de leite”, que são uma bolsa alternativa. O leite pode ser oferecido ao bebê em copos abertos. O leite materno pode ser conservado à temperatura ambiente por até oito horas, sem estragar. Mantenha-o em um recipiente limpo e coberto.