A poluição das águas dos rios é algo recente no Brasil?
Por Luiz Felippe Salemi | 22/12/2009 | PolíticaA poluição das águas dos rios é algo recente no Brasil?
Desde quando os rios do Brasil começaram a ser poluídos?
Para um morador, por exemplo, da cidade de São Paulo ou de grandes centros urbanos do Brasil não é raro observar rios poluídos nas cidades (Figura 1).
Figura 1. Poluição do rio Tietê. Infelizmente, uma cena como essa não é rara nas grandes cidades brasileiras.
Fonte da foto: flanelapaulistana.com/
Contudo, a poluição não é algo tão recente. Em 1549, durante a construção da primeira capital do Brasil, isto é, Salvador no Estado da Bahia, já há relatos de construção de matadouros para o abate de gado bovino, sendo os dejetos despejados em um pequeno rio que drenava a costa brasileira desembocando na Baía de Todos os Santos. O rio atuava como um dreno que carregava, além da água, todos os restos de carne oriundos do abate de bois. Para se ter idéia de conseqüências ecológicas disso, a título de exemplo, certamente, o oxigênio dissolvido da água desse corpo d´água foi reduzido provocando alterações que os peixes provavelmente puderam sentir. A disposição de grande quantidade de material orgânico em rios provoca a mortandade de peixes, pois, muitas vezes o nível de oxigênio dissolvido na água cai a zero, ou seja, não há oxigênio na água para os peixes e demais organismos aquáticos respirarem.
Figura 2. O primeiro governador geral do Brasil Tomé de Sousa. Já há relatos de poluição das águas dos rios na época da gestão dele.
Fonte da foto: www.histedbr.fae.unicamp.br
Há ainda relatos de que as nascentes do referido córrego inicialmente possuíam água de boa qualidade. Todavia, com o intenso pisoteio de bois e porcos a qualidade foi deteriorada, fazendo com que os moradores buscassem por outras fontes de água com qualidade melhor para o consumo humano.
Portanto, como pode-se notar, o problema de poluição das águas dos rios não é um problema atual. Aliás, pelos baixos índices de saneamento básico das cidades européias bem como das cidades fundadas pelos europeus nas colônias não é de se admirar que muitos rios já tenham sofrido degradação da qualidade de água há muito tempo em função disso.
Preparado a partir de:
BUENO, E. A Coroa, a Cruz e a Espada: lei, ordem e corrupção no Brasil colônia. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2006. 274p.