A política é para o bem

Por Henrique Hertz De Almeida Mourão | 05/03/2013 | Política

   Para a maioria dos brasileiros o assunto "política" tem conclusões quase unânimes em relação a como esta se define em nosso país: "A política no Brasil é sem jeito. Suja, corrupta, anti-ética " e etc. Ainda assim, há aqueles que preferem não se envolver, detestam política e os que a fazem. Mal sabem esses brasileiros que este é o maior erro que podem cometer, já que a julgam mal ou não se envolvem com ela . Pois bem. primeiramente é preciso definir o que realmente é política: do latim pollis (cidade), política é o ato cidadão de exercer ou demonstrar sua vontade ao próximo, de forma inteligente e democrática, sem que beneficie um só indivíduo, mas sim, toda uma sociedade.
   Então, toda e qualquer outra definição de política que não tenha haver com poder e/ou democracia é inexata, sendo que política está diretamnete ligada a união de totos para um objetivo comum. Tendo em vista que a política em si é justa e democratica, devemos então descartar a hipótese que a política se faz pelos maus elementos que temos de enfrentar em nosso país, já que estes só assumem esta condição por nossa própia conta e responsabilidade. Nós tomamos as decisões e os "políticos" trazem as consequêcias (ruins ou boas) das mesmas.
   O ato de ser contrário aos valores politicos, ou seja, pensar em si mesmo e não nos outros, define-se politicagem, que muitas vezes é confudido com a política em si. Daí, o mau hábito que os brasileiros tem de achar a política "suja, corrupta, anti-ética" e etc. Só assim é possível concluir que a politica (e não a politicagem) pode nos beneficiar muito mais do que imaginamos, já que, por exemplo, se não fosse a vontade que um dia tivemos de nos tornar uma sociedade justa e democrática, estariamos vivendo em opressão até hoje, ou sendo iludidos de que "O Brasil ia bem", ao ponto em que víviamos em ditadura e que o "povo ia mal" (muito mal). A verdade é que sem politica, é bem provavel que estaríamos vivendo em alguma caverna no meio da floresta até hoje, ao ponto em que foi a politica a pricincipal peça para os primeiros passos da civilização humana.
   A partir desses e outros motivos que podemos sim concluir que a política foi feita para o bem e não para o mal, ao contrário do que a maioria de nós imagina, ou até possamos dizer que a política ainda continua cumprindo seu papel, lembrando que esta difere-se bastante de politicagem, e que por mais acomodados que possamos estar ainda existe alguém (ou algo)que pense o melhor para todos e não apenas para si mesmo.
                                                    Henrique Hertz de Almeida Mourão