"A POLÍTICA" E O MEIO AMBIENTE
Por Andressa S. Silva | 16/03/2011 | AmbientalNa Grécia antiga, um filósofo importante chamado Aristóteles, em seu livro "A Política", conclui que o homem é um animal político. Com isso quis dizer que o animal homem só se desenvolve plenamente se estiver engajado na PÓLIS. O homem é um animal dependente de outros iguais para a satisfação de suas necessidades básicas. Como dependemos de outros para nos alimentar, vestir, trabalhar, então só nos desenvolvemos em plenitude quando estamos tramados a um grupo social.
Mas atualmente, tem ocorrido um engano neste raciocínio. O ser humano depende dos outros para sobreviver, mas não tem facilitado a vida dos outros. A falta de consciência da utilização de produtos industrializados, bem como o seu descarte inadequado, tem trazido problemas ao ambiente, dificultando a vida dos outros seres humanos que convivem na pólis.
Então, afim de facilitar a vida de todos, para que cada pessoa se desenvolva plenamente nas tramas desta polis, faz-se mister de cada um o uso consciente de produtos industrializados, o descarte adequado de embalagens e resíduos e a divulgação correta das informações necessárias à efetivação desta proposta, com o objetivo de gerar a melhor convivência e melhor vida de cada um.
REFERÊNCIAS
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Matin Claret, 2004.
SILVA, AS. Bioética. Disponível em: http://www.webartigosos.com/articles/52194/1/BIOETICA/pagina1.html.
_____. Moral e Meio Ambiente. Disponível em: http://www.webartigosos.com/articles/61412/1/MORAL-E-MEIO-AMBIENTE/pagina1.html