A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O JOGO...

Por Ana Carolini do Nascimento Santos | 21/12/2016 | Educação

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE SINOP - MT SOBRE O JOGO

Ana Carolini do N. Santos

Janaiana Barbosa Cavalcante

Resumo: O jogo é um conteúdo de fundamental importância da Educação Física, e deve ser usado como ferramenta para contribuir no processo de desenvolvimento e ensino aprendizagem das crianças. Este estudo tem como objetivo principal verificar quais os significados e importância que os professores atribuem ao jogo bem como eles fazem a aplicação do mesmo em suas aulas, envolvendo também quais os objetivos elencados para a utilização do mesmo. A amostra foi constituída por 4 (quatro) professores de Educação Física, sendo todos atuantes no Ensino Fundamental I, dos quais 2 trabalham em escolas públicas e 2 em escolas privadas. Destes 2 são do sexo masculino e 2 são do sexo feminino, ambos trabalham com crianças do 5° ano do município de Sinop - MT. Foi realizado um estudo de campo e o método empregado foi à pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando o questionário como instrumento. Através desta pesquisa foi possível entender que alguns dos professores participantes têm dificuldade de definir jogo, fato esse que não impede que eles saibam da importância e significado do mesmo para seus alunos, sendo uma ferramenta utilizada por eles em seus conteúdos, mas sendo o esporte quem tem lugar de destaque.

Palavras–chave: Educação Física; percepção do jogo; professores.

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo envolveu a vontade de entender como os professores de Educação Física aplicam o jogo em suas aulas e com qual finalidade. Surgiu também por estudar muito os jogos na área de Educação Física, bem como sua importância e significado e observar a grande satisfação das crianças em brincarem através dos jogos e ao mesmo tempo identificar os seus objetivos aplicados no âmbito do desenvolvimento escolar como cidadãos que cooperam e socializam dentro e fora da escola. O jogo é uma das práticas mais completas que auxiliam no desenvolvimento de nossos alunos, de forma lúdica, proporcionando diversão, bem estar, autoconfiança e autonomia. Desta maneira, o jogo passa a ser visto como mais que uma simples atividade, passando a contribuir na formação do individuo, tendo seu lugar de destaque nas aulas de Educação Física.

O jogo pode ser considerado como um importante meio educacional, pois propicia um desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, linguística, social, moral e motora, além de contribuir para a construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação das crianças e adolescentes (MORATORI, 2003, p.9). Neste caso, temos diversas justificativas para o emprego do jogo na escola. Ele é um conteúdo que tem a contribuir para o desenvolvimento do aluno, tornando-se uma ferramenta importante como meio de se alcançar a formação da criança.

Diante destas possibilidades do uso do jogo na escola, o objetivo deste estudo é analisar quais os significados e objetivos atribuídos ao jogo pelos professores de Educação Física, todos trabalham com alunos do 5º ano nas escolas de Sinop-MT, para elencar esta prática corporal em suas aulas, e conhecer os benefícios que a prática do jogo proporciona para a formação do indivíduo.

A pesquisa de campo foi realizada com quatro professores de Educação Física de duas Escolas Municipais de Ensino e duas Escolas da Rede Privada de Ensino.

1.1 Material e Métodos

A abordagem metodológica utilizada para verificar as hipóteses de estudo envolveu uma análise transversal, sendo as informações desejadas pertinentes á temática escolhida, o estudo envolveu pesquisa de campo, onde foi possível verificar o que os professores pensam sobre os jogos e se os mesmos estão utlizando em suas aulas e com quais objetivos eles o fazem.

A amostra foi constituída por 4 (quatro) professores de Educação Física, sendo todos atuantes no Ensino Fundamental I, dos quais 2 trabalham em escolas públicas e 2 em escolas privadas. Destes 2 são do sexo masculino e 2 são do sexo feminino, ambos trabalham com crianças do 5° ano do municipio de Sinop-MT.

Para indentificarmos os participantes desta pesquisa usaremos letras e números para preservar a indentidade dos mesmos, uma vez que no termo de consentimento para uso dos dados assinado por todos consta que não serão identificados. Desta foramadefinimos que quando nos referirmos às escolas municicipais usaremos a sigla EM1 e EM2, e para as escolas privadas EP1 e EP2. Quanto aos professores seguem respectivos à escola que trabalham fazendo o uso da letra P para identificá-los, sendo assim, professores das escolas municipais PEM1 e PEM2, sendo das escolas privadas PEP1 e PEP2.

Como instrumento para a coleta de dados para a pesquisa foi utlizado questionários,semi-estruturado, com questões abertas, o qual segundo Rosseto Junior; Blecher (2008) “com essse instrumento, o informante responde por escrito questões estruturadas e relacionadas com o tema de pesquisa”. Para o questionário foram escolhidas questões abertas, pois de acordo com Rosseto Junior; Blecher (2008) as questões abertas são “destinadas a obtenção de respostas livres.”.

O questionário aplicado aos professores, contendo um total de cinco questões foi organizado em 2 eixos temáticos, sendo eles: conhecimento sobre o jogo na escola e procedimentos didáticos.

[...]

Artigo completo: