A PEDAGOGIA NO AMBIENTE HOSPITALAR

Por KALILY MARIANE SILVA DE OLIVEIRA | 17/01/2017 | Educação

RESUMO 

Nesta pesquisa abordamos a importância da inclusão educacional para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento hospitalar e o trabalho do pedagogo neste contexto. Para isso, trataremos do surgimento da pedagogia hospitalar, dos aspectos legais relacionados às questões que dizem respeito ao papel do pedagogo e da educação no contexto hospitalar. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica com a qual buscamos apresentar a pedagogia hospitalar e a atuação do pedagogo nesse ambiente como uma modalidade de atuação do profissional graduado no curso de licenciatura em Pedagogia.A partir da pesquisa realizada, consideramos que, mesmo em um hospital, o trabalho do pedagogo pode favorecer à criança ou adolescente internado, dando a oportunidade de continuar seus estudos na escola regular. Assim apontamos a importância do pedagogo e das suas atividades pedagógicas no processo de restabelecimento da saúde do aluno/paciente.

Palavras- chave: Educação;  Pedagogia; Pedagogia Hospitalar.

1.INTRODUÇÃO

           A Pedagogia tem se tornado relevante em vários contextos sociais nos quais a educação se faz presente.  As instituições de ensino formal e não-formal tem evidenciado a necessidade dos profissionais desta área habilitados a conduzir o processo educativo de crianças e adolescentes. Desta forma, podemos observar que o campo de atuação do pedagogo tem se expandido na nossa sociedade,àmedida que é evidenciada a necessidade de adotar novas medidas e posturas educacionais para trabalhar demandas diversificadas que tem se apresentado na atualidade.

Percebemos, a partir das nossas observações e leituras, que tem se ampliado, de forma significativa, o campo de atuação do pedagogo.A pedagogia hospitalar é uma dessas modalidades que vem afirmando a importância da educação e do pedagogo também no ambiente não escolar.

O atendimento pedagógico no contexto hospitalar é reconhecido pela legislação brasileira, a qual afirma o direito das crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados a darem continuidade aos seus estudos.O papel do pedagogo no contexto hospitalar é levar o atendimento pedagógico-educacional, levando em consideração as condições especiais de saúde de cada um. Deve buscar, também, parceria com os familiares que exercem papel prioritário como figura de apoio e cooperação, no sucesso do ensino e da aprendizagem, assim como no restabelecimento da saúde.

O ambiente hospitalar além de ser um centro de referência relacionado à saúde traz em sua bagagem a dor, o sofrimento, a frustração e, muitas vezes, a morte. Mas, mesmo neste ambiente, pode-se também construir um processo de aprendizagem.

O presente trabalho de conclusão de curso dedica-se a temática da importância e o papel do pedagogo em um contexto no qual os educandos se encontram em situação de enfermidade e tratamento hospitalar.

Como objetivo geral desta pesquisa tem-se o propósito de analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a função da pedagogia e a atuação profissional do pedagogo no contexto hospitalar.

Com relação aos objetivos específicos temos:

Discutir sobre os aspectos históricos da pedagogia no contexto hospitalar;

Analisar a relevância do pedagogo e da pedagogia no contexto educacional/hospitalar.

Verificar a atuação desses profissionais no contexto hospitalar.

E, com o fim de se alcançar os objetivos acima, busca-se, na pesquisa realizada, responder o seguinte questionamento: qual o papel da pedagogia e do pedagogo no contexto hospitalar?

          A busca por responder estes questionamentos justifica-se pela importância que a pedagogia e o pedagogo têm assumido mediante os processos educativos. O pedagogo, que anteriormente tinha seu campo de ação nas instituições educacionais tradicionais (escola, creche, faculdades), na atualidade tem sua presença marcante e necessária, também, em espaços não escolares como: indústrias, comércios e hospitais.

          O nosso interesse em abordar o referente tema surgiu durante o curso de graduação em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), quando começamos a cursar disciplinasreferente à área de pedagogia.Ao analisar o nosso perfil como Bacharéis em Humanidades e como futuras pedagogas, verificamos que a pedagogia no contexto hospitalar está inter-relacionada ao processo de humanização, que está muito bem articulado ao perfil de um estudante das Ciências Humanas.

Deste modo o conteúdo explorado nesta pesquisa se torna relevanteuma vez que o tema citado amplia o campo de atuação do pedagogo, para além dos limites escolares, exigindo assim melhor formação.

Artigo completo: