A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR ENTRE UMA ESCOLA URBANA E UMA ESCOLA RURAL

Por Eduarda dos Santos | 05/06/2018 | Educação

Resumo  

SANTOS, E. A participação nas aulas de Educação Física de alunas do ensino médio: Um olhar entre uma escola urbana e uma escola rural. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física Licenciatura) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

O objetivo geral deste estudo foi compreender a participação nas aulas de Educação Física (EF) de alunas do Ensino Médio tanto na escola urbana quanto na escola rural. Em meio aos objetivos específicos, investigamos quais os motivos que afastam e os que influenciam algumas adolescentes a participar das aulas de EF, destacando o papel do professor e verificando como se dá as diferenças e aproximações da participação das alunas nas aulas de EF de uma escola rural e uma escola urbana. Este estudo é classificado como de caráter qualitativo, o método utilizado foi o descritivo e a técnica de coleta de dados utilizada foi o grupo focal, com até cinco temas-chaves. A amostra estudada constituiu-se de adolescentes abrangendo uma faixa etária média entre 17-18 anos de idade, sendo alunas do terceiro ano do ensino médio de uma escola urbana, Escola A, localizada em Morro Redondo e de uma escola rural, Escola B, localizada na Colônia Maciel. Cada escola conta com duas turmas de terceiro ano, totalizando 22 alunas entre as duas instituições. Foi possível constatar que na maior parte do ano as meninas das duas escolas investigadas, não tem uma participação efetiva nas aulas de EF. Entretanto, quando questionadas em relação aos motivos que as levam a não participar das aulas de EF, alguns fatores destacados são distintos. Na Escola A as duas turmas têm aulas com o mesmo professor, elas gostam bastante das aulas, mas relataram não participar por motivos variados como por preguiça, influência das colegas etc. Esses aspectos não foram apontados pelas alunas da escola rural, mas alguns motivos emergem como constante em ambas as instituições pesquisadas, são eles o papel do professor e a questão dos conteúdos trabalhados nas aulas, pois nas duas escolas vimos que a postura do docente, assim como a organização das aulas e a escolha dos conteúdos, que muitas vezes são repetitivas e/ou falhas, influenciou significativamente na participação das meninas das aulas de educação física.   
Palavras-chave: educação física; participação; ensino médio 

 

 

Artigo completo: