A Paciência
Por Aderley Girade | 27/10/2015 | Psicologiahttp://melhorandodiadia.com.br/a-paciencia/
Paciência
É uma das faculdades mais nobres que devemos conquistar. A paciência nada mais é que saber entender as próprias imperfeições e as alheias, é uma habilidade que adquirimos, com treinamento no dia-a-dia, através da persistência, da tolerância diante das adversidades e contrariedades da vida.
Treinamento no dia-a-dia, é isso mesmo, a paciência depende de nossa conscientização e nossa percepção que ainda necessitamos de melhoramento neste assunto, ou seja, precisamos nos conhecer e perceber onde ela, a paciência, nos está faltando e o que necessitamos aprender para adquiri-la.
O conhecimento nos liberta, pois quando conhecemos o caminho a seguir para atingirmos nosso objetivo, tudo fica mais fácil e flui melhor. Então leia, estude e revise tudo aquilo que você queira aprender e mudar em sua vida. Com a paciência também funciona assim, estude, analise e principalmente a pratique, que com certeza, pouco a pouco, você vai adquirindo-a.
Quais as Consequências de não tê-la?
A paciência é capaz de prevenir muitos aborrecimentos em nossas vidas. Às vezes, por não a termos cometemos erros tolos e até irreversíveis.
Muitos acidentes automobilísticos acontecem por total falta de paciência. Quantas brigas são consumadas devido à impaciência de uma das partes. Quantas amizades são desfeitas. Esperar um pouco mais em uma determinada situação estressante previne muitos estragos irreparáveis.
Li no site jw.org, que uma das consequências da impaciência em nossa saúde é a obesidade, pois os impacientes não conseguem esperar por um prato mais saudável e demorado e acaba consumindo os chamados fast-foods, que são mais fácil mais barato e mais rápido. Também li que a impaciência é um fator de risco para hipertensão.
Treinando a paciência.
Gostaria de iniciar este tópico falando de futebol. Os melhores jogadores de futebol como Ronaldo fenômeno, Romário, dentre tantos outros só conseguiram adquirir esta condição de melhores, por que treinaram muito, dentre outros fatores. E treinaram naquilo que eles queriam melhorar, certo? O futebol você treina e pratica no campo de futebol
Com a paciência é a mesma coisa, porém o local de treino para treinarmos a paciência, não é propriamente um local e sim é uma situação: as situações estressantes que passamos no dia-a-dia. Porque é nesta situação que você vai conseguir desenvolvê-la.
Sendo assim, na próxima vez que você for fechado no trânsito, lembre-se deste nosso objetivo de nos controlarmos para adquirir a paciência.
Quando estiver em uma fila de banco, procure não reclamar, relaxe, foque no momento presente, e na sua respiração e não deixe seus pensamentos te levarem para outros lugares muito menos se entregar a raiva. Observe tudo isso, só observe. Veja o artigo que postei sobre o Viver o presente.
Todas estas situações são momentos para irmos, pouco a pouco, adquirindo a paciência. No inicio é mais difícil e com treinamento e foco vai se tornando mais fácil. Então, devemos agradecer todas as situações de estresse na nossa vida, pois elas são os nossos professores. Obviamente que há momentos que vamos sucumbir mesmo, mas com persistência e foco melhoraremos bastante.
Neste mundo estamos em constante aprendizado. Então não desanime, crie metas e objetivos e persista até conseguir alcança-las, não desista nunca, demore o tempo que for você vai conseguir obter sucesso naquilo que você deseja. Aprendi com William Douglas, Juiz Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Direito, que para passar em um concurso público você não deve estudar para passar e sim estudar até passar. É uma grande lição, na vida é igual. Pois não devemos nos dedicar para conquistar um objetivo e sim até conquista-lo. Desistir Jamais!!!
Um grande abraço.
Att.
Aderley,
Fontes de Estudos:
http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201212/os-perigos-da-impaciencia/.
http://www.aguadoce.com.br/blog/posts/paciencia-pode-ser-uma-conquista/.