A organização da cozinha no ambiente escolar

Por Lucimar Efigênia dos Santos | 07/11/2018 | Educação

Lucimar Santos

            Segundo o IBGE mais ou menos noventa e cinco por cento das escolas publicas do Brasil da educação básica oferecem alimentação gratuita por dia aos alunos.  Os responsáveis em elaborar uma alimentação saudável para os alunos são do nutricionista e das cozinheiras de cada instituição, com isso o ambiente para que seja produzida a refeição deve ter um garantimento que esteja bem seguro e limpo e claro organizado. Sendo dever de todos da instituição respeitar a cozinha não entrando indevidamente sem toucas ou com impurezas, mas ajudando para que a limpeza seja mantida promovendo assim uma alimentação segura aos alunos, fora de infecção.

            O alimento que é oferecido deve ser conferido e ser de boa qualidade, sempre que for realizado o preparo do alimento conferindo assim se não há algo que apresente algum risco a saúde dos alunos, e sempre lembrando de manter as carnes no freezer para não contaminar e acabar estragando, dentre leites na geladeira e demais alimentos que deve-se obter um cuidado maior, para que venha ser feito e preparado dentro dos conformes nutricionais e institucionais de saúde o alimento.

            A cozinha da instituição já deve ser bem elaborada e cuidada desde o momento de sua construção, com seus pisos antiderrapantes, paredes claras, tomadas, áreas externas para botijões de gás e depósitos de resíduos sólidos. Logo depois a limpeza do local é de total importância para que o alimento seja preparado, isso deve ser realizado antes e depois do alimento estar ou não pronto, o importante é que o ambiente esteja sempre limpo. Os funcionários devem estar atentos também em questão de suas vestimentas corretas, como toucas, luvas e aventais, lavando sempre a mão ao entrar e ao sair do estabelecimento de preparo do alimento.

            Toda a organização do local depende de como a equipe da cozinha divide o seu trabalho e o espaço. Sempre deixando as panelas limpas e é indicado que o local de lavar as louças tenha certo distancia de onde realmente é preparado o alimento, para não respingar sabão ou sujeira. O local que se guarda os alimentos não deve ficar longe da cozinha também e nem o refeitório no momento de servir os alimentos.

            É importante que a cozinha da instituição tenha todos os itens básicos para que seja executada a comida e conservado bem o alimento, como por exemplo: o fogão industrial, geladeira, freezer, liquidificador. Dentre outros utensílios, mas estes sendo os primordiais para alimentação, e devemos lembrar que dentro de uma cozinha funciona uma equipe, não é apenas uma pessoa que realiza todo o serviço, mas sim um conjunto, por isso é interessante que sempre haja alguém que a própria equipe ou a escola pode eleger pra ser o chefe para que venha facilitar tudo que for realizado dentro da cozinha, dividindo assim as responsabilidades.

            A equipe da cozinha é um corpo conjunto da instituição, por isso a equipe também deve participar do plano pedagógico e reuniões que acontecem na instituição, pois de certa forma elas ajudam na melhoria da aprendizagem de cada aluno, facilitando assim seu processo no conhecimento através do alimento que fazem e oferecem.

Lucimar Santos