A necessidade de tentar
Por Clovis de Mello | 27/05/2011 | CrônicasConversando com um amigo, pude ouvir de sua própria boca que, todas essas coisas que escrevo são, de certa forma, muito interessantes e boas de ler. Trazem, por momentos preciosos, um pouco de alento e tranquilidade, mostrando um lado bom que todos deveríamos seguir. Mas seu comentário saiu juntamente com a certeza de que, no papel as coisas são fáceis, mas, no dia a dia, na vida real, não é bem assim. Eu concordo que a vida é mais cheia de fatos que complicam do que fatos que explicam, no entanto, nós não podemos deixar de lado a busca constante da tentativa de melhoria.
O que quero dizer, é que, se não nos policiarmos, nos tornaremos pessoas amargas e solitárias, por mais que tenhamos sempre amigos ou familiares a nossa volta.
Buscar evitar um infarto no trânsito é difícil, eu sei, mas, eu tento. Todos os dias eu tento e cada vez que consigo evitar um achaque, me sinto vitorioso e capaz de mudar a forma mais comum de agir.
Cada vez que me calo diante do "amigo" que adora levar vantagem e tomar meu espaço numa manobra, me sinto mais fortalecido e certo de que ganhei alguns segundos preciosos de vida.
Pois é a isso que me refiro. Essa busca constante de se policiar pra não ter um ataque de fúria, um desabafo de raiva ou mesmo um pensamento destruidor. Mas para que isso dê certo, é preciso consciência de que você está mudando e buscando maior complacência no mundo que o rodeia. Atenção, muito diferente é aceitar a tudo e calar-se (esse tipo de atitude, ao longo do tempo, é mais pernicioso que explodir e dizer meia dúzia de palavras impublicáveis).
Tem de estar no íntimo essa necessidade de buscar ser superior aos contratempos. De ter domínio sobre nossas ações e servir, principalmente, de exemplo às pessoas que estão a nossa volta.
Quando essas explosões ocorrem, se formos analisar com detalhes, quem mais sofre são as pessoas que estão próximas de nós. Não digo próximas de distância, mas próximas do coração. Ou vai me enganar que aquele belo e sonoro palavrão foi ouvido pelo motorista que te ultrapassou pela direita?
É fundamental que tomemos a decisão de passar com tranquilidade por sobre estes obstáculos que presenciamos todos os dias, a todo o momento e, se quisermos a vida toda. Decidamos viver melhor e em harmonia. Vamos cobrar sempre que a educação seja prioritária, no trânsito, na escola, na academia, na empresa ou no restaurante, mas, sejamos superiores quando ela der lugar ao mais espertinho ou ao mais desligado.
Abraços a todos.
Estamos a bordo.