A necessidade de empresários timoneiros

Por Gilberto Alves da Silva Júnior | 15/06/2015 | Adm

Em um ambiente de negócio cada vez mais competitivo o ego dos empresários que se consideram onipotentes deixou definitivamente de ser apenas uma característica ruim para se tornar um “pecado mortal” para as empresas.

Por: Gilberto Alves

Muitos empresários se consideram onipotentes, ou seja, se consideram capaz de fazer tudo, sem ter nenhum tipo de dificuldade, porém acabam reféns da própria “onipotência”.

Cada vez mais as empresas sofrem com esse problema, onde tudo tem que passar pelo empresário, pois ele acha que é o único capaz de tomar decisão na organização. Fato que tem pelo menos três reflexos para a empresa.

1 – Parar de crescer à medida que o empresário deixa de conseguir “abraçar” as inovações e mudanças necessárias para continuar crescendo;

2 – Quando cresce é sem os alicerces necessários para se manter, e como consequência vai possivelmente diminuir;

3 – Ou encerram as atividades.

É importante que os empresários administrem os resultados, ou seja, sejam estratégicos. E para isso é importante se cercar de profissionais e ferramentas que possam garantir a operação.

É preciso que o empresário deixe de colocar seu ego na frente da condução da empresa e entender que ele é parte de um todo, onde esse todo (empresa) é maior do que ele, portanto precisa de pessoas ao seu lado para garantir que os produtos ou serviços cheguem até o cliente com a máxima eficácia possível!

Na verdade, a verdadeira onipotência que um empresário deve buscar é que as pessoas em sua volta condução suas ações e decisões visando o melhor resultado possível para a empresa, funcionários e clientes/sociedade sem a necessidade que tudo passe por ele antes. É assim que funciona quando o líder delega, orienta, se coloca disponível para ajudar e trabalha os resultados negativos como forma de aprendizado.

Empresários necessitam sim conhecer o máximo possível sobre cada área dentro da empresa, porém em uma corrida de remo ganha aquele que o timoneiro faz sua equipe remar para a direção correta e da maneira correta, que conduz o time entregar o melhor de se em busca do resultado e não aquele em que cada remador tem que pedir autorização antes de cada remada!