A natureza na cidade de São Paulo
Por Romario Adal | 11/03/2014 | SociedadePode não ser novidade que a cidade de São Paulo é um dos maiores centros urbanos do mundo . Entretanto, o que muita gente não sabe, é que a capital paulista também tem grandes áreas verdes dedicadas ao convívio com a natureza.
Há muitos espaços naturais na região , por isso colhemos alguns dos melhores deles para você aproveitar quando quiser sair da rotina urbana e desfrutar de um pouco de natureza .
Parque Estadual da Cantareira
É a maior e mais importante área verde da capital e fica localizado na zona norte. Tem oito mil hectares de área, o que significa, aproximadamente, oito mil campos de futebol de mata atlântica preservada. Este parque é considerado a maior floresta urbana do mundo.
Dividido em três núcleos de visitação – Pedra Grande, Engordador e Águas Claras –, o Parque da Cantareira reúne desde samambaiais gigantes a mais de 200 tipos de animais; dentro do parque também é possível fazer trilhas que passam por cachoeiras.
Horto Florestal
Pertinho da Cantareira fica o Horto Florestal, que possui espaço para piquenique, playground, pistas de caminhada, equipamentos de ginástica, bicas naturais de água potável e lagos. O parque oferece também o Museu Florestal, um lugar dedicado à exposição de exemplares da flora de madeira paulista, além de réplicas de sementes e folhas e xilogravuras.
Parque Estadual Fontes do Ipiranga
Esse parque, também conhecido como Parque do Estado, fica na zona sul de São Paulo e conta com cerca de 360 mil metros quadrados de área de Mata Atlântica preservados. No complexo estão localizados o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico e o Zoo Safari.
No Jardim Botânico encontramos plantas nativas e exóticas, bosques de pau-brasil, orquidário e lagos formados pela nascente do riacho do Ipiranga, além de trilhas de caminhada, cheias de animais silvestres.
O Jardim Zoológico e o Zoo Safari são dedicados à fauna, com exemplares dos mais variados animais; no Zoo Safari há a interessante oportunidade de passear de carro pelo espaço onde os animais vivem soltos. Esses dois ambientes também são cercados pela floresta nativa.
Parque Ecológico do Tietê
O Parque Ecológico do Tietê atende à Zona Leste da cidade. Ele ocupa uma área de catorze milhões de metros quadrados e serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja enchentes na Marginal.
Considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, o Parque conta com o Centro de Educação Ambiental, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga dois mil animais (apreendidos pelo IBAMA, Polícia Florestal ou doados pela população). Além disso, há espaços para piquenique, caminhada, playgrounds e pedalinho nos lagos.
Parque Estadual do Jaraguá
Remanescente de Mata Atlântica, esse parque, localizado no limite da zona oeste paulistana, chama atenção pela formação montanhosa do seu terreno. A principal atração é o Pico do Jaraguá. Com uma altitude de 1.135 m, é o ponto mais alto de São Paulo e oferece uma vista privilegiada da cidade.
Além desse atrativo natural, a área tem playground, espaço para piquenique, trilhas com água corrente e a possibilidade de subir ao pico tanto de carro, quanto por trilhas que passam por uma aldeia indígena localizada dentro do território do parque.
Quem procura apartamento a venda em sp encontrará diversas opções localizadas próximas dessas áreas.
Usufruir de espaços para lazer ao ar livre e ter contato com a natureza é uma necessidade de muita gente, e São Paulo oferece essa possibilidade. Com várias opções , você pode dedicar, sempre que quiser, um pouco de tempo para ter esse contato, sem precisar sair da cidade.